Interior / Bataguassu
Governo de MS avança em tratativas para fortalecimento da ZPE de Bataguassu
Secretário Jaime Verruck destaca papel estratégico do polo para atração de investimentos e internacionalização da economia
20/08/2025
21:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Governo de Mato Grosso do Sul deu mais um passo para o fortalecimento da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Bataguassu, em fase final de alfandegamento e já regularizada. Na manhã desta quarta-feira (20), o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, participou de videoconferência com o diretor-presidente da EGEZPE, Germano Augusto Pereira e Silva, para alinhar estratégias de desenvolvimento do projeto.
Também acompanharam a reunião a coordenadora de Energias Renováveis da Semadesc, Mamiule de Siqueira, e o coordenador do Centro Internacional de Negócios (CIN), Aurélio Rocha.
Com 2 milhões de metros quadrados, a ZPE de Bataguassu foi planejada em um ponto privilegiado, próximo a São Paulo, Paraná, Goiás e Paraguai, além de outros países do Mercosul. A área tem vocação logística para a exportação de produtos do agronegócio e de setores industriais de alto valor agregado.
O secretário Jaime Verruck reforçou o papel da ZPE como motor de crescimento regional:
“Nosso objetivo é trazer a ZPE para dentro do escopo de desenvolvimento econômico do Estado, porque entendemos que ela é um instrumento estratégico para atração de empresas. Em outros estados, as ZPEs já mostraram resultados expressivos, com aumento do PIB local e fortalecimento da economia, e acreditamos que Mato Grosso do Sul também terá esse avanço.”
Entre os atrativos em estudo está a oferta de energia limpa, aproveitando a instalação da unidade da Bracell na região, o que pode estimular a chegada de empresas de tecnologia e data centers. Verruck também destacou o potencial do setor florestal e da celulose como diferencial competitivo.
Com a reforma tributária, as ZPEs foram excepcionalizadas, mantendo vantagens fiscais, cambiais e administrativas. As empresas que se instalarem no polo devem exportar pelo menos 80% da produção.
Em 2024, a Biofaz Sugar foi a primeira indústria a se instalar na ZPE de Bataguassu, abrindo caminho para a chegada de novos empreendimentos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena, concurso 2.954: confira o resultado do sorteio deste sábado
Leia Mais
Citado em apurações da PF, Lulinha retorna ao Brasil para festas de fim de ano
Leia Mais
ALEMS publica edital de novo concurso com salários de até R$ 8 mil
Leia Mais
Intervenção na Venezuela seria “catástrofe humanitária”, alerta Lula em discurso no Mercosul
Municípios