Política / Justiça
Decisão no TSE aproxima deputado Lucas de Lima da cassação por infidelidade partidária
Relator vota contra recurso do parlamentar; suplente Gláucia Iunes pode assumir vaga se entendimento for mantido pela Corte
12/08/2025
07:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O julgamento virtual no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a saída do deputado estadual Lucas de Lima (PL) do PDT-MS registrou um avanço decisivo na última semana. O ministro relator Antônio Carlos Ferreira votou contra o agravo interno apresentado pelo parlamentar, mantendo decisão anterior que negou justa causa para a desfiliação partidária.
Até o momento, Ferreira é o único a votar. Restam ainda as manifestações dos ministros André Mendonça, Cármen Lúcia, Isabel Gallotti, Vera Lúcia e Kassio Nunes Marques. Caso a maioria siga o entendimento do relator, abre-se caminho para que a suplente Gláucia Iunes solicite, de forma liminar, o afastamento imediato do deputado.
A ação foi movida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) e pede a cassação do mandato por infidelidade partidária, alegando que a troca de legenda ocorreu sem amparo legal. O entendimento do PDT é de que o mandato pertence ao partido, e não ao eleito.
2022 – Lucas de Lima é eleito deputado estadual pelo PDT.
2023 – Parlamentar deixa o partido alegando perseguição política e mudanças no programa partidário, obtendo decisão favorável no TRE-MS para a desfiliação.
Fevereiro de 2024 – Lucas se filia ao PL.
Após filiação – O PDT recorre ao TSE, e o ministro Antônio Carlos determina, em decisão monocrática, o retorno do deputado à legenda.
Junho de 2025 – Começa o julgamento virtual do agravo interno impetrado por Lucas contra a decisão.
Enquanto aguarda o desfecho no TSE, Gláucia Iunes ingressou com ação no TRE-MS para retirar Lucas do mandato e pediu tutela de urgência para que o PDT não ficasse sem representação na Assembleia Legislativa. O relator no TRE indeferiu o pedido, mas um eventual resultado desfavorável ao deputado no TSE pode reabrir o caminho para a posse da suplente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Receita Federal libera consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda
Leia Mais
Cerimônia marca posse do novo juiz titular do Juizado Especial de Trânsito de Campo Grande
Leia Mais
Emenda de Caravina garante conforto e melhorias na educação em Corguinho
Leia Mais
Lula se retrata após dizer que traficantes são “vítimas” de usuários: “Fiz uma frase mal colocada”
Municípios