Meio Ambiente / Sustentabilidade
Suzano reforça vigilância e quase dobra rede contra incêndios florestais em Mato Grosso do Sul
Com 56 torres de videomonitoramento e mais de 250 brigadistas, empresa investe em proteção de florestas e áreas de conservação
29/07/2025
11:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Com o avanço da estiagem e o aumento do risco de incêndios florestais, a Suzano — maior produtora global de celulose — ampliou significativamente sua estrutura de combate ao fogo em Mato Grosso do Sul. A empresa praticamente dobrou o número de torres de videomonitoramento, saltando de 30 para 56 unidades, que atuam 24 horas por dia na detecção e resposta a focos de incêndio.
As novas torres, com entre 54 e 72 metros de altura, estão equipadas com câmeras 360º e inteligência artificial embarcada, permitindo a identificação de focos de fogo em um raio de até 15 km. As imagens são enviadas em tempo real para as Centrais de Monitoramento de Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo, onde as equipes organizam ações imediatas de resposta, coordenando as atividades dos brigadistas.
“Nosso trabalho vai além da proteção dos ativos florestais. Combater incêndios é proteger a biodiversidade, a fauna e as comunidades vizinhas”, afirma Amarildo José Nunes, gerente de Inteligência Patrimonial da Suzano em MS.
A empresa mantém no estado uma brigada com mais de 250 profissionais treinados, além de contar com aeronaves de prontidão, caminhões-pipa de até 18 mil litros, caminhonetes 4x4, kits de emergência e equipamentos de proteção individual posicionados em pontos estratégicos.
Durante o período crítico da seca, essas equipes ficam de sobreaviso para reagir rapidamente e evitar que incêndios se alastrem para áreas ambientalmente sensíveis, como matas nativas e zonas de proteção permanente.
“Sabemos que, na seca, o fogo se espalha com facilidade. Nosso sistema robusto visa preservar o patrimônio ecológico do estado”, reforça Amarildo.
A Suzano possui 1,136 milhão de hectares em Mato Grosso do Sul, sendo 327 mil hectares destinados exclusivamente à conservação da biodiversidade, incluindo áreas de vegetação nativa e proteção permanente. A iniciativa integra o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável.
A filosofia da companhia, segundo Amarildo, é clara:
“Só é bom para nós se for bom para o mundo”.
A Suzano é líder mundial na produção de celulose e referência em inovação com matéria-prima renovável. No Brasil, lidera o mercado de papel higiênico e atua com marcas como Neve®, Pólen®, Mimmo® e Suzano Report®. Com operações em quatro continentes e produtos presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, a empresa soma mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos EUA (SUZ).
Saiba mais: suzano.com.br
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Homem que abandonou corpo em mata alega surto e passa por avaliação psiquiátrica
Leia Mais
TCE-MS lança projeto para ajudar municípios a implementar a Lei Geral de Proteção de Dados
Leia Mais
Detran-MS encerra envio impresso de guias de licenciamento e digitalização será total a partir de agosto
Leia Mais
Prefeitura de Dourados acelera auditoria na Funsaud e promete diagnóstico completo em até três semanas
Municípios