Política / Interior
Projeto muda nome de Rio Verde de Mato Grosso para Rio Verde do Pantanal
Mudança atende solicitação do prefeito e segue exigência constitucional; proposta tramita na Assembleia Legislativa de MS
23/06/2025
15:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) analisa o Projeto de Lei 152/2025, que propõe a alteração do nome do município de Rio Verde de Mato Grosso para Rio Verde do Pantanal. A proposta é de autoria da Mesa Diretora da ALEMS (biênio 2025-2026), com a coautoria dos demais deputados da Casa de Leis.
O projeto atende a uma solicitação formal do prefeito do município e foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Rio Verde. Agora, segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) antes de ser apreciado em plenário.
Segundo a justificativa da proposta, a mudança visa alinhar a nomenclatura do município à sua identidade geográfica e cultural, destacando sua localização dentro do bioma Pantanal — considerado patrimônio natural da humanidade.
“O nome proposto vincula diretamente o município a um dos mais valiosos patrimônios naturais do Brasil, o Pantanal. Isso fortalece a imagem da cidade como destino turístico e promove um senso de pertencimento mais profundo na comunidade”, explica a justificativa.
A alteração da nomenclatura exige, conforme determinação da Constituição Estadual, a realização de um plebiscito junto à população do município.
A Assembleia Legislativa deverá solicitar oficialmente ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) a realização da consulta popular.
O município foi criado pela Lei 707, de 16 de dezembro de 1953, e retificado pela Lei 370, de 31 de julho de 1954, sob o nome de Rio Verde de Mato Grosso, fazendo referência ao então território de Mato Grosso, do qual fazia parte até a criação de Mato Grosso do Sul, em 1977.
A proposta reflete um movimento local para atualizar a nomenclatura em conformidade com a atual divisão territorial do estado e com o perfil ambiental e econômico da região, fortemente ligado ao ecoturismo e às atividades sustentáveis no Pantanal.
Todos os documentos oficiais, leis, decretos e atos administrativos que fazem referência a Rio Verde de Mato Grosso passarão, quando aprovado, a ser entendidos como referindo-se a Rio Verde do Pantanal.
A mudança não altera os aspectos administrativos, econômicos ou territoriais do município, apenas sua nomenclatura.
Se aprovado pela CCJR, o projeto segue para votação em plenário. Após a aprovação legislativa e a realização do plebiscito com resultado favorável, o novo nome passa a valer oficialmente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara aprova “Programa Atestado Responsável”, mas população critica proposta
Leia Mais
Alems aprova projeto de Lidio Lopes que dá nome de Bento José Muniz à MS-386
Leia Mais
Plaenge entrega Viaduto Jardim Veraneio e reforça modelo de parceria público-privada em obra de R$ 25 milhões
Leia Mais
“Homem que se cuida vive mais e com mais qualidade de vida”, alerta especialista
Municípios