Cotidiano / Saúde Mental
Cirurgião da Santa Casa morre após queda do 6º andar; família confirma histórico de depressão
André Afif Elossais era pesquisador e professor universitário; polícia trata o caso como suicídio
04/06/2025
14:30
DA REDAÇÃO
Local onde acidente ocorreu ©Bruna Marques
O cirurgião dentista André Afif Elossais, de 45 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (4) após cair do sexto andar da Santa Casa de Campo Grande, onde atuava profissionalmente. A Polícia Civil investiga o caso como suicídio, tendo em vista relatos de histórico de depressão e tentativa anterior de tirar a própria vida.
De acordo com depoimento prestado por uma colega de trabalho, André esteve no local da queda no início da manhã e demonstrou preocupação com a estrutura da janela.
“Mais cedo, ele passou por lá e perguntou sobre uma janela que precisava de conserto”, contou uma funcionária.
Apesar disso, não foram encontrados bilhetes ou cartas em seu local de trabalho que indicassem os motivos do ato. A perícia esteve no hospital e registrou a ocorrência na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac-Centro).
Familiares confirmaram à polícia que André lutava contra a depressão recorrente e já havia tentado o suicídio anteriormente.
“Embora nos últimos dias não tenha demonstrado sinais fora do comum, ele já enfrentava episódios graves”, relatou um dos parentes na delegacia.

Reconhecido no meio acadêmico e da saúde, André era responsável pelo Núcleo de Pesquisa da Escola de Saúde da Santa Casa desde 2022, possuía pós-doutorado em Odontologia e atuava como professor na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e no Centro de Pós-Graduação em Odontologia de Dourados.
Na manhã de hoje, subiu ao 4º andar do hospital, embora sua sala ficasse no 1º. Pouco tempo depois, colegas relataram ter ouvido o barulho da queda. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas a vítima já estava sem vida. A cardiologista Aparecida Afif, irmã de André e também funcionária da Santa Casa, acompanhou o resgate.
Casos como esse evidenciam a importância do acolhimento e da busca por ajuda. Em Campo Grande, o GAV (Grupo Amor Vida) realiza apoio emocional gratuito pelo telefone 0800 750 5554.
Também é possível procurar ajuda em unidades públicas de saúde como:
CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)
Núcleo de Saúde Mental
CVV (Centro de Valorização da Vida) pelo número 188
SAMU (192) e Corpo de Bombeiros (193)
Falar é o primeiro passo para vencer o silêncio.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Receita Federal libera consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda
Leia Mais
Cerimônia marca posse do novo juiz titular do Juizado Especial de Trânsito de Campo Grande
Leia Mais
Emenda de Caravina garante conforto e melhorias na educação em Corguinho
Leia Mais
Lula se retrata após dizer que traficantes são “vítimas” de usuários: “Fiz uma frase mal colocada”
Municípios