Cultura / Cidadania
Projeto Escambo UBU leva teatro popular a cidades do MS e SP em reta final de circulação
Apresentações seguem até julho com oficinas, peças e valorização da arte fora dos grandes centros
31/05/2025
08:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O projeto Escambo UBU – Fronteiras do Mato Sul entra em sua reta final neste sábado (31), com apresentação especial em Aparecida do Taboado (MS). A programação ocorre no Instituto Promocional Dom Afonso Maria Fusco, a partir das 15h, com workshop cultural gratuito seguido, às 16h, da encenação do espetáculo “Pelega e a Porca Prenha – episódio: Na Mata do Pequi”, peça de teatro popular inspirada no bioma do cerrado brasileiro.
O projeto, realizado pelo Grupo UBU, visa descentralizar o acesso à cultura, promovendo arte e reflexão em regiões afastadas dos grandes centros urbanos, com apresentações gratuitas e ações de formação cultural.
A diretora de Cultura de Aparecida do Taboado, Camilla Helen de Jesus, destacou a importância de projetos como esse para municípios do interior:
“Assim nossas crianças e a população têm acesso a uma programação de qualidade, como nos grandes centros”, afirmou.
Ela também valorizou a atuação de grupos locais, como a Cia. de Teatro Sou o Que Sou, e reforçou a necessidade de ampliar os espaços culturais na cidade.
O Escambo UBU já passou por diversas localidades e seguirá com apresentações até o dia 2 de julho, com próximas paradas em Jales (SP) e encerramento previsto para Ponta Porã (MS) – ainda sem data confirmada.
Ao todo, o projeto contempla 12 cidades em diferentes estados, oferecendo teatro gratuito e de qualidade para públicos que, muitas vezes, estão distantes das políticas culturais mais estruturadas. A iniciativa conta com apoio da:
Funarte (Fundação Nacional de Artes)
Ministério da Cultura
Fundação de Cultura de MS
Setesc
Governo do Estado de Mato Grosso do Sul
Interessados em seguir a agenda do grupo e conhecer mais sobre o trabalho podem acompanhar o perfil do Grupo UBU no Instagram: @grupoubu.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara vai votar com urgência projeto que torna crime hediondo a falsificação de bebidas
Leia Mais
Defesa de Henrique Budke evita, por enquanto, recorrer para garantir retorno ao cargo de prefeito de Terenos
Leia Mais
Azambuja, Loubet e Pollon assumem o protagonismo nas articulações políticas para 2026 em MS
Leia Mais
A sabedoria de ser como a água
Municípios