Política / Câmara Federal
Rodolfo Nogueira cobra esclarecimentos do Congresso sobre ratificação de terras na faixa de fronteira
Deputado apresenta requerimento à CCJ e propõe projetos para garantir segurança jurídica a propriedades em MS e outros 11 estados
26/05/2025
17:15
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), apresentou um requerimento de consulta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados para esclarecer dúvidas sobre a ratificação de títulos de propriedade de terras localizadas na faixa de fronteira, especialmente em áreas com mais de 2.500 hectares.
“Há um vácuo legislativo que compromete a segurança jurídica das propriedades nessas regiões. A consulta visa esclarecer os prazos e procedimentos cabíveis para a atuação do Congresso”, explicou o parlamentar.
Segundo Rodolfo Nogueira, há dois obstáculos principais:
Falta de regulamentação para grandes áreas:
A Constituição exige que o Congresso ratifique títulos de terras superiores a 2.500 hectares na faixa de fronteira.
No entanto, a lei é omissa quanto aos procedimentos e prazos, criando insegurança para proprietários rurais.
Recusa de registros em áreas menores com estudo antropológico:
Mesmo imóveis com menos de 2.500 hectares — mas que ultrapassam 15 módulos fiscais — estão sendo recusados por cartórios e juízes quando há estudos demarcatórios de terras indígenas.
Para enfrentar essa questão, Nogueira apresentou projeto de lei proibindo indeferimentos automáticos com base em estudos antropológicos.
“Não é razoável impedir registros com base apenas em processos administrativos de demarcação. Isso paralisa a vida de quem está na legalidade”, destacou o deputado.
Além do requerimento à CCJ e do projeto que obriga a ratificação cartorial, Nogueira também protocolou um projeto que amplia o prazo legal para a ratificação de imóveis na faixa de fronteira. A proposta visa corrigir injustiças e garantir tempo hábil para que os produtores regularizem suas propriedades.
O deputado ainda foi peça-chave na aprovação de urgência do Projeto de Lei do deputado Tião Medeiros (PP-PR), que prorroga o prazo para regularização fundiária nas áreas de fronteira. A medida já foi aprovada em Plenário com apoio de Nogueira.
“Mato Grosso do Sul e outros 11 estados precisam de segurança jurídica. Sem ratificação, não há crédito, não há investimento, e a produção é comprometida”, concluiu.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara aprova PEC da Blindagem em 1º turno com 353 votos favoráveis
Leia Mais
Moraes pede parecer da PGR sobre investigação contra Tarcísio de Freitas
Leia Mais
Governo lança “REFAZ 2025” e oferece até 95% de desconto em ICMS devido
Leia Mais
Bolsonaro passará a noite internado após atendimento de emergência em Brasília
Municípios