Política
PT avalia permanência na base de Riedel em meio a possível migração do governador para o PL
Presidente eleito do PT-MS, Vander Loubet diz que decisão será tomada com cautela para evitar impactos em alianças municipais e na estratégia para 2026
25/05/2025
08:45
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
A possível migração do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), para o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, acendeu o alerta dentro do PT estadual, que atualmente compõe a base do governo sul-mato-grossense. Eleito presidente do diretório estadual do PT, o deputado federal Vander Loubet afirmou que o partido irá analisar com calma os desdobramentos políticos antes de decidir se rompe ou mantém a aliança.
“Eu não pretendo apressar nada em relação à participação do Partido no governo Riedel. Esse debate vai ser feito com muita tranquilidade dentro do PT. É como dizem os antigos: canja de galinha e paciência não fazem mal a ninguém”, declarou Vander ao jornal O Estado.
Definição partidária de Riedel:
A saída de Riedel do PSDB para o PL, legenda que faz oposição ao governo Lula, poderia inviabilizar politicamente a aliança estadual com o PT, atualmente base do governo federal.
Alianças em prefeituras do interior:
O PT participa de gestões municipais em cidades administradas pelo PSDB. Um rompimento com o governo estadual pode provocar efeito dominó nas administrações locais, dificultando articulações políticas nos municípios.
2026 no radar:
Vander lembrou que a ministra Simone Tebet (MDB) já sinalizou apoio à reeleição de Lula e de Riedel, o que exigirá equilíbrio e articulação política refinada entre forças ideologicamente distintas.
A permanência do PT na base do governo estadual também é alvo de críticas internas, especialmente por parte do atual vice-presidente do partido, Humberto Amaducci, que disputa com Vander a presidência do diretório e adota postura contrária à aliança com o PSDB.
As eleições internas do partido ocorrerão no dia 6 de julho, e a formação ou ruptura da base com Riedel será uma das pautas centrais do pleito.
Vander reforçou que o foco do PT é reeleger Lula e conquistar uma vaga no Senado. O próprio deputado é cotado como nome da legenda para a disputa pela cadeira atualmente ocupada por Nelsinho Trad.
“Precisamos pensar no impacto político de uma decisão estadual nas estratégias nacionais. Não se trata apenas de ruptura ou aliança, mas de cálculo político com base na realidade de cada município e nas metas de 2026.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Samir Xaud é eleito novo presidente da CBF para o mandato de 2025 a 2029
Leia Mais
Inscrições para concurso da UFMS encerram neste domingo (25); provas serão em 8 de junho
Leia Mais
Banco do Brasil lança Pix Automático e inicia transição para o fim do débito automático tradicional
Leia Mais
Proposta que acaba com reeleição e muda duração de mandatos avança no Senado, mas enfrenta resistências
Municípios