Política / Congresso
Alcolumbre confirma sessão do Congresso para 17 de junho e cita preocupação com quórum por causa das festas juninas
Presidente do Senado evita antecipar deliberação sobre 60 vetos presidenciais e diz que CPMI do INSS deve ser lida na data marcada
25/05/2025
09:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou nesta quinta-feira (22) que convocará uma sessão do Congresso Nacional para o dia 17 de junho, antecipando a deliberação legislativa à temporada de festas juninas no Nordeste, que, segundo ele, poderia comprometer o quórum parlamentar. A convocação oficial será publicada nesta sexta-feira (23).
“Cabe a mim fazer o certo. E o certo é marcar a data, convocar e aguardar que as lideranças façam um compromisso para que a gente possa deliberar”, declarou Alcolumbre em entrevista coletiva.
A sessão deve analisar cerca de 60 vetos presidenciais pendentes, mas, segundo Alcolumbre, ainda não houve acordo entre governo e Congresso para definir quais vetos serão apreciados, mantidos ou derrubados.
A expectativa inicial era realizar a sessão em 27 de maio, mas a falta de consenso inviabilizou a data. Alcolumbre reforçou que a nova convocação dependerá da articulação entre as lideranças partidárias e o Executivo.
Sobre o pedido de criação da CPMI do INSS, que já conta com o número necessário de assinaturas, Alcolumbre afirmou que o requerimento será lido na sessão do dia 17 de junho, respeitando os ritos regimentais.
“Não tem condições de um presidente do Congresso, tendo amparo regimental e fato determinado, não cumprir as regras dos regimentos”, enfatizou.
Ele também revelou que foi cogitada a instalação de uma CPI exclusiva no Senado, em substituição à comissão mista, mas a proposta não avançou na reunião de líderes realizada nesta quinta-feira.
📅 Sessão do Congresso confirmada para 17 de junho
❌ Sessão de 27 de maio foi descartada por falta de acordo
⚖️ Cerca de 60 vetos presidenciais estão na pauta, mas ainda sem definição sobre o que será votado
🕵️♂️ Requerimento da CPMI do INSS será lido em 17 de junho
🏛️ Possibilidade de CPI apenas no Senado foi discutida, mas sem decisão
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Samir Xaud é eleito novo presidente da CBF para o mandato de 2025 a 2029
Leia Mais
Inscrições para concurso da UFMS encerram neste domingo (25); provas serão em 8 de junho
Leia Mais
Banco do Brasil lança Pix Automático e inicia transição para o fim do débito automático tradicional
Leia Mais
Proposta que acaba com reeleição e muda duração de mandatos avança no Senado, mas enfrenta resistências
Municípios