Saúde / Saneamento
Águas Guariroba reforça saúde bucal com fluoretação da água em Campo Grande
Prática está presente desde 2000 e contribui para reduzir cáries infantis, seguindo normas federais e promovendo equidade social
13/05/2025
17:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A adição de flúor na água distribuída em Campo Grande é uma das medidas implementadas pela Águas Guariroba desde o início da concessão, em 2000, como parte de seu compromisso com a saúde pública. A prática, que segue diretrizes da Lei Federal nº 6.050/74 e da Portaria nº 635/75 do Ministério da Saúde, ajuda a combater a cárie dentária, especialmente entre crianças.
Segundo dados da OMS, mais de 50% das crianças brasileiras de até cinco anos já tiveram cárie. A fluoretação da água é apontada como a forma mais eficaz e de maior alcance para prevenir o problema.
“A Águas Guariroba atende a população não apenas com água tratada, mas com qualidade de vida. A saúde começa na torneira”, destaca Gabriel Buim, diretor-presidente da concessionária.
💧 Desde 2011, 100% das residências de Campo Grande são abastecidas com água tratada.
🔬 Em 2024, foram realizadas mais de 206 mil análises de qualidade em 200 pontos da cidade.
🧪 O laboratório da ETA Guariroba analisou 30 mil amostras, garantindo potabilidade e segurança.
A diretora-executiva da empresa, Francis Yamamoto, ressalta que o flúor é aplicado conforme a temperatura média da região e com base em compostos químicos regulamentados. “É uma operação de saúde pública em larga escala”, afirma.
Um estudo da USP divulgado em 2024 aponta que a cada R$ 1 investido em fluoretação, economiza-se R$ 50 em tratamentos odontológicos futuros com crianças de 7 a 12 anos.
De acordo com o pesquisador Rafael Aiello Bomfim (CRO-MS 6670), o flúor atua como barreira ao desenvolvimento de lesões de cárie. Ele também revelou que em cidades com fluoretação, a prevalência de cárie entre crianças pretas e pardas foi menor do que em cidades sem o benefício, indicando um impacto positivo sobre a desigualdade racial.
“A água fluoretada representa inclusão, dignidade e equidade na saúde bucal”, conclui Bomfim.
O gerente de Operações, José Henrique da Cruz, lembra que diariamente o flúor é dosado nas estações de tratamento, assegurando que todos os bairros recebam a quantidade ideal. O controle é feito por uma equipe técnica especializada, com apoio de laboratório moderno.
Já o coordenador de Produção e Tratamento, Paulo Ricardo Tinoco, afirma que Campo Grande se destaca no cenário nacional pela excelência no processo.
Criado em 2021 pelo Governo do Estado, o Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água reúne entidades como a Águas Guariroba para fomentar boas práticas. Em março de 2025, a concessionária participou do 1º Encontro Estadual de Fluoretação, apresentando resultados e protocolos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sidrolândia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol; MS soma cinco casos em investigação
Leia Mais
Caiado e Ciro Nogueira trocam críticas e expõem divisão da direita rumo a 2026
Leia Mais
Hungria recebe alta após suspeita de intoxicação por metanol em Brasília
Leia Mais
Caravina quer assumir comando do PSDB para evitar extinção da sigla em Mato Grosso do Sul
Municípios