Política / Governo Federal
Lula empossa Márcia Lopes como nova ministra das Mulheres
Ex-titular do Desenvolvimento Social, assistente social paranaense assume no lugar de Cida Gonçalves com foco em justiça social e direitos humanos
05/05/2025
15:00
AGÊNCIA BRASIL
DA REDAÇÃO
© Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu posse nesta segunda-feira (5), no Palácio do Planalto, à nova ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que assume o comando da pasta no lugar de Cida Gonçalves. A nomeação e a exoneração devem ser publicadas ainda hoje em edição extra do Diário Oficial da União.
Em postagem nas redes sociais, Márcia Lopes agradeceu a confiança do presidente e afirmou que assume a função com “humildade, coragem e compromisso com a justiça social”.
“Assumo essa missão com humildade, coragem e o compromisso de toda uma trajetória dedicada à justiça social, à defesa dos direitos humanos e à construção de políticas públicas que transformam vidas, especialmente a vida das mulheres neste país”, declarou.
Formação: Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre pela PUC-SP.
Carreira: Professora universitária, atuou como secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social entre 2004 e 2008, e foi ministra da pasta em 2010, também no governo Lula.
Transição: Participou da equipe de transição do atual governo, em 2022, no grupo de assistência social.
Márcia é irmã de Gilberto de Carvalho, histórico quadro do Partido dos Trabalhadores (PT) e ex-chefe de gabinete de Lula nos dois primeiros mandatos. Atualmente, ele ocupa o cargo de secretário nacional de Economia Popular e Solidária no Ministério do Trabalho e Emprego.
A mudança no comando do Ministério das Mulheres ocorre em meio à reestruturação política promovida pelo Planalto com foco na execução de políticas públicas voltadas à igualdade de gênero, ao combate à violência contra a mulher e à inclusão social.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara de Dourados aprova campanha permanente contra assédio: “A Rua é Pública, Meu Corpo Não”
Leia Mais
Campo Grande inaugura primeira Sala da Mulher Empreendedora da região Centro-Oeste
Leia Mais
APAE de Campo Grande promove capacitação sobre saúde mental no trabalho e combate ao assédio moral
Leia Mais
Stalking e feminicídio: assassino perseguiu e expôs jornalista Vanessa Ricarte por 20 dias antes de matá-la
Municípios