Saúde Pública
Casos de doenças respiratórias aumentam em Campo Grande e exigem cuidados redobrados da população
Mais de mil notificações de SRAG já foram registradas; especialista reforça importância da vacinação e medidas de prevenção
03/05/2025
08:15
UNIMED
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Com a chegada do clima mais seco e frio, Campo Grande enfrenta um aumento expressivo nos casos de doenças respiratórias. Segundo boletim da Sala de Situação de Vírus Respiratórios da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), divulgado na última terça-feira (29), já foram registradas mais de mil notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na capital.
Entre os vírus mais identificados estão Influenza, Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Rinovírus, Covid-19 e Metapneumovírus. A circulação desses agentes é favorecida por ambientes fechados e mal ventilados, além das bruscas variações de temperatura e da baixa umidade do ar.
De acordo com o Dr. Henrique Ferreira de Brito, pneumologista da Unimed Campo Grande e presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia de Mato Grosso do Sul, é necessário retomar os cuidados preventivos, já conhecidos desde o período da pandemia.
“Nesse período de alta das doenças respiratórias, a população precisa adotar cuidados como evitar aglomerações, manter distanciamento de pessoas com sintomas, higienizar frequentemente as mãos e usar máscaras em caso de sintomas. Além disso, é essencial manter o calendário vacinal atualizado”, reforça o especialista.
O médico destaca ainda a importância da vacinação contra a gripe, disponível este ano para toda a população, e não apenas para grupos prioritários.
“Mesmo vacinada, a pessoa ainda pode contrair o vírus, mas a imunização reduz significativamente o risco de agravamento e complicações que podem levar à internação”, pontua.
Para casos leves, a Unimed Campo Grande oferece o Pronto Atendimento Digital, exclusivo para beneficiários, com consultas online e emissão de receitas, atestados e encaminhamentos. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, exceto feriados, via WhatsApp pelo número 0800 515 1510, selecionando a opção “PA Digital”.
A recomendação é procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas como:
Febre persistente
Dificuldade para respirar
Cansaço excessivo
Chiado no peito
Agravamento de doenças crônicas
Esses sinais podem indicar o agravamento da infecção e requerem avaliação clínica rápida.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Janja cumpre agenda cultural e educacional na Rússia antes da chegada de Lula
Leia Mais
Haddad viaja aos EUA para atrair investimentos em data centers e fortalecer agenda econômica internacional
Leia Mais
Campo Grande recebe Maratona VO2 com provas de revezamento, meia maratona e corrida de 10K neste domingo
Leia Mais
Morre aos 67 anos o ex-vice-prefeito de Caarapó, Martim do Posto
Municípios