Esporte / Justiça
Justiça valida destituição de Francisco Cezário e nega retorno à presidência da FFMS
Decisão liminar reconhece afastamento por ordem judicial e da CBF; tentativa de anular eleição de Petrallas é rejeitada
11/04/2025
09:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Justiça de Mato Grosso do Sul reafirmou o afastamento de Francisco Cezário de Oliveira da presidência da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS). Em decisão liminar, o juiz Giuliano Máximo Martins, da 2ª Vara Cível de Campo Grande, negou o pedido de anulação da eleição de Estevão Petrallas, realizada no dia 7 de abril, enterrando mais uma tentativa de retorno de Cezário ao comando da entidade “no tapetão”.
O magistrado considerou que não há perigo de dano nem risco ao resultado útil do processo, já que o ex-presidente está afastado por decisão da Justiça Criminal e também por deliberação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
“O autor encontra-se afastado de suas funções, tanto por determinação do Juízo Criminal, quanto pela CBF”, destacou o juiz na decisão liminar.
A Justiça agora aguarda as manifestações da defesa de Cezário e da FFMS, que têm 15 dias para apresentar alegações.
A nova petição, assinada pelo advogado Fábio Azato, pede a nulidade da assembleia que destituiu Cezário e a reintegração imediata do ex-dirigente, com argumento de que a legalidade da sessão ainda está sendo questionada judicialmente.
“Ao dar seguimento ao processo eleitoral em meio à pendência de decisão judicial, violou-se a segurança jurídica e comprometeu-se a eficácia do provimento jurisdicional”, argumenta a defesa.
O pleito em questão elegeu Estevão Petrallas de forma definitiva, após ele ter ocupado interinamente a presidência desde a cassação de Cezário, alvo de investigação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado), que identificou um suposto desvio de R$ 10 milhões na federação.
A eleição para presidência da FFMS ocorreu na segunda-feira (7), durante Assembleia Geral Extraordinária no Grand Park Hotel, em Campo Grande. Seis candidatos estavam na disputa:
Américo Ferreira da Silva Neto
André Delgado Baird
Antonio Vieira Cesário da Cunha
Estevão António Petrallas
Marco Antônio de Araújo
Paulo Sérgio Teles
Com o apoio dos filiados, Petrallas foi eleito para conduzir a federação de forma definitiva, encerrando um ciclo de 28 anos sob o comando de Cezário, interrompido após denúncias de corrupção.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Prefeitura de Dourados mobiliza sociedade em audiência pública do Setembro Amarelo
Leia Mais
Campeonato de Bandas e Fanfarras movimenta Dourados e recoloca cidade no cenário estadual
Leia Mais
Gonet alerta no STF: não reprimir tentativas de golpe fortalece autoritarismo
Leia Mais
Federação União Progressista rompe com governo Lula e determina entrega de cargos
Municípios