Política / Homenagem
Vander solicita título de Doutor Honoris Causa ao professor Pedro Chaves na UFMS
Deputado destaca trajetória educacional e legado histórico do professor, que fundou importantes instituições de ensino em Mato Grosso do Sul
08/04/2025
14:15
DA REDAÇÃO
Professor Pedro Chaves dos Santos Filho ©DIVULGAÇÃO
O deputado federal Vander Loubet (PT-MS) protocolou nesta segunda-feira (7), junto à reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Camila Ítavo, um ofício solicitando a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao professor Pedro Chaves dos Santos Filho. A solicitação foi feita após a solenidade de lançamento de novos projetos da UFMS, financiados por emendas parlamentares do deputado.
A reitora da UFMS elogiou a iniciativa e afirmou que a solicitação será submetida ao Conselho Universitário, instância responsável por avaliar este tipo de homenagem. O título Doutor Honoris Causa é considerado uma das mais altas distinções acadêmicas concedidas por uma universidade, em reconhecimento à contribuição significativa de personalidades à sociedade e à comunidade acadêmica.
Ao justificar o pedido, Vander Loubet ressaltou a trajetória de Pedro Chaves e seus inúmeros serviços prestados à educação de Mato Grosso do Sul. Segundo o parlamentar, o homenageado reúne qualidades que o credenciam para tal reconhecimento, destacando sua atuação como pai de família, empresário, educador, político, articulista e escritor.
Entre as realizações do professor, o deputado citou o título de Doutor Honoris Causa concedido anteriormente pelo Centro Universitário de Brasília (Ceub), sua cadeira na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), e o reconhecimento como associado emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS).
Vander também relembrou a contribuição de Pedro Chaves à expansão do ensino superior no estado, sendo fundador do Centro de Ensino Superior Professor Plínio Mendes dos Santos (Cesup), que posteriormente se tornou a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp). O professor também esteve à frente da Faculdade Insted e fundou a Escola Mace (Moderna Associação Campo-Grandense de Ensino), instituição na qual Vander estudou durante a adolescência.
Para o deputado, a entrega do título seria uma forma de reconhecer a importância histórica e educacional de Pedro Chaves para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.
“Sendo assim, julgamos muito justa a nossa indicação à UFMS e esperamos que o Conselho Universitário possa compartilhar desse nosso mesmo olhar de admiração ao professor Pedro Chaves”, concluiu Vander.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump liga para Putin e anuncia organização de reunião trilateral com Zelensky
Leia Mais
Governo Trump reage a Flávio Dino e intensifica ataques contra Alexandre de Moraes: “tóxico”
Leia Mais
Zema evita confronto após ataques dos filhos de Bolsonaro, que chamaram governadores de 'ratos da direita'
Leia Mais
Faustão recebe alta da UTI, mas segue internado em São Paulo após novos transplantes
Municípios