Agronegócio / ExpoGrande
Etapa de Campo Grande da Morfologia 2025 classifica oito Cavalos Crioulos para a Expointer
Potranco Juramento da Barra Funda e potranca Imagem de Santa Larissa se destacam em mostra técnica durante a ExpoGrande
06/04/2025
09:30
DA REDAÇÃO
Potranco Juramento da Barra Funda (box 15) - Melhor Exemplar ©Fagner Almeida
A Exposição Passaporte de Outono 2025, realizada neste sábado (5) durante a ExpoGrande, em Campo Grande (MS), reconheceu a excelência genética de jovens Cavalos Crioulos e garantiu a classificação de oito animais para a final da Morfologia do Cavalo Crioulo na Expointer 2025, em Esteio (RS). O destaque da mostra foi o potranco Juramento da Barra Funda (box 15), consagrado como Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeão do evento.
Filho do Freio de Prata Urco de Santa Thereza e de Estampa da Sagarana, o zaino impressionou o jurado Luciano Corrêa Passos pela harmonia corporal e elegância. “É um potranco de boa frente, equilibrado em suas linhas e muito expressivo”, destacou o avaliador.
O criador Roberto Araújo Diedrich, da Fazenda Barra Funda, de Costa Rica (MS), emocionou-se com o resultado. “É meu sonho de guri realizado. Já estive na Expointer, mas nunca com um cavalo de minha criação. Agora vamos com o Grande Campeão e a Reservada de Grande Campeã”, celebrou.
Presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do MS e vice-presidente de Expansão da ABCCC, Diedrich ressaltou o avanço da raça na região. “Hoje temos uma seleção que alia morfologia, funcionalidade e resistência. Trabalhamos com base no Freio de Ouro, na Marcha de Resistência e nos critérios morfológicos”, afirmou.
No julgamento das fêmeas, a potranca menor Imagem de Santa Larissa (box 33), de pelagem baia, foi escolhida como a Grande Campeã. De propriedade de Luiz Kendy Maeda, da Cabanha Santa Larissa (PR), ela é filha de Fantástico de São Pedro e Fanfarra da Maya.
Segundo o jurado, a potranca se destacou por sua feminilidade, equilíbrio e leveza. “Havia grande uniformidade entre as finalistas. A vencedora possui um conjunto muito harmonioso e expressivo”, disse Luciano Passos, que teve ao lado o jurado auxiliar Felipe Ribeiro Moraes.
Na sexta-feira (4), a programação incluiu o Campeonato Incentivo, voltado a animais jovens em início de carreira. A fêmea baia Queixada da Calidad (box 11), da expositora Anna Lucia Coelho Paiva, foi a Melhor Exemplar e Grande Campeã entre as fêmeas. Já entre os machos, o destaque ficou com Quebra Torto da Calidad (box 2), também da Cabanha Calidad, de Anastácio (MS).
“Seguimos investindo na melhoria do plantel. Trabalhamos há 11 anos com sêmen de grandes criatórios do RS para fortalecer nossa base genética”, afirmou Anna Lucia, visivelmente satisfeita com a performance dos seus animais.
A etapa contou com 35 exemplares marcados e 14 Incentivos, com destaque para a participação de criadores de diferentes estados. O diretor de equinos da Acrissul, Nilson Ricartis, enalteceu o nível técnico da mostra. “Foi uma excelente exposição. A qualidade dos animais credenciados para a Expointer demonstra a força da raça no MS”, disse.
A prova foi organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do MS em parceria com a ABCCC, com supervisão técnica de Rafael Fagundes Sant’Anna.
As próximas etapas da Morfologia de Outono ocorrem nas seguintes datas e cidades:
Guarapuava/PR – 11 de abril
Pato Branco/PR – 25 de abril
Esteio/RS – 28 de abril
Uberaba/MG – 29 de abril
O Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo 2025 tem patrocínio de Supra, Vetnil, John Deere e Florestal.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Imortal da ABL ministra oficina sobre literatura e gramática na UEMS nesta quarta-feira (9)
Leia Mais
Mutirão de Saúde em Ladário realiza mais de 200 atendimentos e identifica casos de câncer
Leia Mais
MEC paga hoje parcela do Pé-de-Meia para estudantes nascidos em novembro e dezembro
Leia Mais
Energisa MS e Multi Energisa abrem vagas para PCDs e jovens aprendizes em Campo Grande
Municípios