POLÍTICA
Mato Grosso do Sul reforça compromisso com sustentabilidade na pecuária, diz governador Riedel
Lançamento da Dinapec 2025 e do Fórum Pré-COP 30 destaca avanços tecnológicos e ambientais do setor agropecuário
24/02/2025
13:00
CGN
DA REDAÇÃO
Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), durante lançamento da Dinapec 2025 (Dinâmica Agropecuária) e do Fórum Pré-COP 30 (Foto: Fernanda Palheta)
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, destacou, nesta segunda-feira (24), que o estado se tornou um exemplo de sustentabilidade na pecuária, graças ao avanço da ciência e tecnologia no setor agropecuário. Durante o lançamento da Dinapec 2025 (Dinâmica Agropecuária) e do Fórum Pré-COP 30, que acontecem em março, Riedel ressaltou a importância de aliar produtividade e preservação ambiental.
"Se olharmos os últimos 20 anos, o que era a nossa pecuária e o que é hoje, isso é fruto da nossa capacidade de articular diretrizes sustentáveis. Reduzimos a área de pastagem, diminuímos o rebanho, mas aumentamos a produtividade. E tudo isso foi possível porque investimos em tecnologia, ciência e inovação." – afirmou Riedel.
A 16ª edição da Dinapec, promovida pela Embrapa Gado de Corte, ocorrerá nos dias 25 e 26 de março e tem como objetivo apresentar tecnologias de ponta para o setor agropecuário. Durante a feira, pesquisadores e técnicos estarão à disposição para demonstrar soluções inovadoras para a produção sustentável de carne bovina.
Já o Fórum Pré-COP 30, marcado para o dia 24 de março, reunirá especialistas, instituições públicas e privadas, e representantes do setor produtivo para debater os desafios e oportunidades da pecuária de corte no contexto das mudanças climáticas.
Mato Grosso do Sul é pioneiro no desenvolvimento dos protocolos "Carne Carbono Neutro" e "Carne Baixo Carbono", que garantem redução significativa na emissão de gases de efeito estufa na produção bovina.
"Quando levamos essa equação para um evento global como a COP 30, podemos afirmar que nossa pecuária tem 40% menos emissões do que sistemas em clima temperado." – destacou Riedel.
O chefe da Embrapa Gado de Corte, Antonio do Nascimento Ferreira Rosa, também defendeu a importância da pecuária brasileira no combate às mudanças climáticas:
"Muitas vezes, a cadeia da carne bovina é descrita como vilã ambiental. Mas nossos estudos mostram que, no Brasil, temos os menores custos de produção do mundo, criamos animais em ambiente natural e sequestramos gás carbônico no solo. Estamos no caminho certo."
Ao final dos eventos, será divulgado o documento "Pecuária brasileira: a visão da Embrapa para a COP 30", consolidando os avanços do setor e reforçando a importância da pecuária brasileira no cenário global.
A expectativa é que Mato Grosso do Sul seja um dos protagonistas nas discussões sobre agropecuária sustentável durante a COP 30, demonstrando que produção e preservação podem caminhar juntas.
📆 Fórum Pré-COP 30: 24 de março de 2025
📆 Dinapec 2025: 25 e 26 de março de 2025
📍 Local: Embrapa Gado de Corte, Campo Grande – MS
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Quina pode pagar quase R$ 10 milhões; confira os números sorteados
Leia Mais
Lula anuncia gratuidade total no Farmácia Popular e início dos pagamentos do Pé-de-Meia
Leia Mais
Bolsonaro volta a pedir 83 dias para apresentar defesa no STF
Leia Mais
Prefeito de Três Lagoas discute reajuste salarial dos professores e Lei de Responsabilidade Fiscal em Assembleia do Sinted
Municípios