DEPORTAÇÃO
Novo voo de deportados dos EUA pousará em Fortaleza, e FAB fará transporte para BH
Governo busca reduzir tempo de viagem e melhorar condições do transporte dos brasileiros
06/02/2025
16:30
DA REDAÇÃO
© AGÊNCIA FAB / SGT JOHNSON
O próximo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos, que chega nesta sexta-feira (7), pousará na cidade de Fortaleza (CE), e posteriormente os passageiros serão transportados em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) até Belo Horizonte (MG).
A medida foi anunciada pelo governo federal após discussões em um grupo de trabalho bilateral com os Estados Unidos e tem o objetivo de reduzir o tempo de viagem e, consequentemente, minimizar o período em que os brasileiros permanecem algemados durante o deslocamento. A decisão ocorre em meio a divergências entre os dois países, após relatos de maus-tratos durante o voo anterior, no qual brasileiros desembarcaram algemados.
Para garantir maior transparência e segurança, um diplomata brasileiro acompanhará o embarque dos deportados na cidade americana de Alexandria, Louisiana. O governo também anunciou que o voo será monitorado em tempo real por autoridades brasileiras e americanas.
"Por determinação do Presidente da República, o embarque dos brasileiros em Alexandria será acompanhado, na madrugada da sexta-feira (7), por um diplomata do Consulado-Geral em Houston", informou o governo brasileiro em nota oficial.
Após uma breve escala técnica em Porto Rico, a aeronave seguirá diretamente para Fortaleza, onde chegará na tarde de sexta-feira. Em caráter excepcional, a FAB disponibilizará uma aeronave para o deslocamento dos passageiros até Belo Horizonte.
Em Fortaleza, o governo organizará um esquema especial de recepção e apoio, enquanto a Polícia Federal realizará procedimentos migratórios e de segurança aeroportuária nos dois aeroportos.
Em Belo Horizonte, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania criou um Posto de Acolhimento aos Repatriados, onde os deportados terão acesso a:
Internet gratuita;
Carregadores de celular;
Canais de contato com familiares;
Orientações sobre serviços públicos de saúde, assistência social e trabalho.
O voo desta sexta-feira (7) será monitorado pelo Grupo de Trabalho (GT) e servirá de base para avaliação e organização dos próximos voos.
Brasileiros deportados que chegaram a Minas Gerais no último sábado (25) relataram agressões, ameaças e condições degradantes por parte dos agentes de imigração americanos durante o voo de retorno ao Brasil. Muitos afirmaram ter permanecido 50 horas algemados, sem ar-condicionado na aeronave e sujeitos a abusos físicos e psicológicos.
O episódio gerou um mal-estar diplomático entre Brasil e Estados Unidos. O Ministério das Relações Exteriores chegou a convocar o encarregado de negócios dos EUA em Brasília para prestar esclarecimentos sobre as denúncias.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lady Gaga emociona 2,1 milhões em show histórico na Praia de Copacabana
Leia Mais
Perícia em celulares reforça indícios de venda de sentenças no TJMS, aponta PF
Leia Mais
Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 20 milhões
Leia Mais
Janja cumpre agenda cultural e educacional na Rússia antes da chegada de Lula
Municípios