Campo Grande (MS), Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025

POLÍTICA

Deputados do PL formam bancada própria para ampliar espaço no Legislativo

Grupo busca maior representatividade e participação na Assembleia Legislativa

05/02/2025

12:05

CGN

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Os deputados estaduais Carlos Alberto Davi e Neno Razuk decidiram deixar o bloco G10 e, juntamente com João Henrique Catan, que já atuava de forma independente, criaram a bancada do PL na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Com essa mudança, o PL passa a ter maior representatividade e condições de negociar espaços dentro da Casa, adotando a mesma estratégia do PT.

Na sessão de abertura do ano legislativo, realizada na última terça-feira (4), os parlamentares que fazem parte de blocos puderam discursar, enquanto o PL não teve a oportunidade de utilizar a tribuna. Com a formalização da nova bancada, o partido garante mais visibilidade e influência nas decisões do Legislativo.

Reorganização das forças na Assembleia

A nova configuração da ALEMS agora conta com:

  • Dois blocos principais, ambos com oito parlamentares cada, liderados por Márcio Fernandes (MDB) e Jamilson Name (PSDB)
  • Duas bancadas independentes, do PL e do PT
  • Um deputado sem partido, Lídio Lopes, que tem sido assediado por colegas para ingressar em um dos grupos

A criação da bancada do PL também pode impactar a composição das comissões permanentes da Casa, que somam 17 no total. Uma das principais dúvidas é se Carlos Alberto Davi, que deixou o G10, buscará permanecer na presidência de alguma comissão ou se os cargos serão redistribuídos dentro do grupo liderado pelo MDB.

Definição da CCJR e reestruturação das comissões

O PSDB, que integra um dos blocos majoritários, comanda atualmente a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), considerada a mais importante da Casa, já que todos os projetos legislativos passam por ela antes de avançarem para votação.

A deputada Mara Caseiro (PSDB), que preside a comissão, já sinalizou que pode deixar o cargo. O deputado Pedro Caravina (PSDB), que era membro da CCJR, demonstrou interesse em assumir a presidência. Caso Mara Caseiro saia do comando da comissão, ela também deve deixar o grupo.

Os blocos parlamentares devem se reunir para definir a nova composição das comissões, levando em consideração a nova estrutura da Assembleia.

Próximos passos

O presidente reeleito da ALEMS, Gerson Claro (PP), convocou os líderes dos blocos para uma reunião nesta quinta-feira (6). O encontro contará com a participação dos líderes das bancadas do PT, Gleice Jane, e do PL, Carlos Alberto Davi, além dos representantes dos dois blocos principais.

O Governo do Estado já oficializou sua liderança na Assembleia por meio de um ofício assinado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), confirmando Londres Machado (PP) como líder e Pedrossian Neto (PSD) como vice-líder.

A expectativa agora gira em torno da recomposição das comissões e das negociações políticas entre os blocos, que definirão a dinâmica do Legislativo estadual ao longo do ano.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: