DESENVOLVIMENTO
Economia forte: abertura de empresas cresce 50,5% em Mato Grosso do Sul
Setor de serviços lidera novos empreendimentos no estado; Campo Grande concentra maior número de registros
05/02/2025
08:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Mato Grosso do Sul registrou um avanço significativo na abertura de empresas em janeiro de 2025. De acordo com a Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), foram 1.298 novas empresas, um aumento de 50,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 862 firmas foram criadas. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (4) pelo órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
O setor de serviços foi o principal impulsionador desse crescimento, respondendo por 976 novas empresas (75,1%). Em seguida, aparecem o comércio, com 289 registros (22,2%), e a indústria, que somou 33 novas firmas (2,54%).
Entre os municípios, Campo Grande se destacou como a cidade com o maior número de novas empresas, totalizando 554 aberturas (42,6%). Em seguida, aparecem:
O diretor-presidente da Jucems, Nivaldo Domingos, destacou o recorde de abertura de empresas e reforçou o compromisso do órgão com a segurança e agilidade nos processos.
"Entre os ramos e atividades econômicas, serviços aparece em primeiro lugar com 75,19% dos registros, seguido pelo comércio com 22,27% e a indústria com 2,54%. A Junta Comercial se compromete com a segurança, agilidade e o compromisso de melhor atender seus usuários, capacitando técnicos e profissionais contábeis, além dos próprios funcionários, para aprimorar o atendimento ao empresário sul-mato-grossense", afirmou.
No acumulado do ano passado, Mato Grosso do Sul registrou 11.164 novas empresas, um crescimento de 10,34% em relação a 2023, quando 10.117 negócios foram abertos. O número representa um recorde histórico para a Jucems.
Entre os setores, os serviços concentraram a maior parte dos novos negócios em 2024, com 7.960 registros (71,3%). O comércio contabilizou 2.781 novas empresas (24,91%), enquanto a indústria somou 423 novos empreendimentos (3,79%).
Os dados confirmam a expansão econômica do estado e o ambiente favorável ao empreendedorismo. O crescimento contínuo na abertura de empresas reforça a confiança dos investidores e empreendedores no potencial econômico de Mato Grosso do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Pedro Caravina assume presidência da comissão mais importante da Assembleia
Leia Mais
Parlamentares apreciam duas matérias na primeira sessão de 2025
Leia Mais
Lula critica plano de Trump para Gaza: 'Quem tem que cuidar de Gaza são os palestinos'
Leia Mais
Brasil, Europa, países árabes e Rússia condenam plano de Trump para Gaza
Municípios