DESENVOLVIMENTO
Economia forte: abertura de empresas cresce 50,5% em Mato Grosso do Sul
Setor de serviços lidera novos empreendimentos no estado; Campo Grande concentra maior número de registros
05/02/2025
08:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Mato Grosso do Sul registrou um avanço significativo na abertura de empresas em janeiro de 2025. De acordo com a Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), foram 1.298 novas empresas, um aumento de 50,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 862 firmas foram criadas. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (4) pelo órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
O setor de serviços foi o principal impulsionador desse crescimento, respondendo por 976 novas empresas (75,1%). Em seguida, aparecem o comércio, com 289 registros (22,2%), e a indústria, que somou 33 novas firmas (2,54%).
Entre os municípios, Campo Grande se destacou como a cidade com o maior número de novas empresas, totalizando 554 aberturas (42,6%). Em seguida, aparecem:
O diretor-presidente da Jucems, Nivaldo Domingos, destacou o recorde de abertura de empresas e reforçou o compromisso do órgão com a segurança e agilidade nos processos.
"Entre os ramos e atividades econômicas, serviços aparece em primeiro lugar com 75,19% dos registros, seguido pelo comércio com 22,27% e a indústria com 2,54%. A Junta Comercial se compromete com a segurança, agilidade e o compromisso de melhor atender seus usuários, capacitando técnicos e profissionais contábeis, além dos próprios funcionários, para aprimorar o atendimento ao empresário sul-mato-grossense", afirmou.
No acumulado do ano passado, Mato Grosso do Sul registrou 11.164 novas empresas, um crescimento de 10,34% em relação a 2023, quando 10.117 negócios foram abertos. O número representa um recorde histórico para a Jucems.
Entre os setores, os serviços concentraram a maior parte dos novos negócios em 2024, com 7.960 registros (71,3%). O comércio contabilizou 2.781 novas empresas (24,91%), enquanto a indústria somou 423 novos empreendimentos (3,79%).
Os dados confirmam a expansão econômica do estado e o ambiente favorável ao empreendedorismo. O crescimento contínuo na abertura de empresas reforça a confiança dos investidores e empreendedores no potencial econômico de Mato Grosso do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad prestigia encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana e destaca força da fé e das raízes familiares
Leia Mais
UFMS abre concurso público com 48 vagas para técnico-administrativo e salários de até R$ 4 mil
Leia Mais
Chuva desta sexta supera metade do volume esperado para abril em Campo Grande
Leia Mais
CNJ afasta desembargador do RJ por manifestações públicas de apoio a Bolsonaro
Municípios