BANDEIRANTES
TSE adia julgamento que pode anular candidatura indeferida de prefeito eleito em Bandeirantes
Candidato Álvaro Urt busca recurso no superior
04/02/2025
14:20
MDX
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
Na manhã desta segunda-feira (3), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) adiou o julgamento que poderia anular o indeferimento da candidatura de Álvaro Urt (PSDB), eleito prefeito em Bandeirantes, a 74 quilômetros de Campo Grande.
A pauta da sessão previa o julgamento do recurso, mas o agravo regimental foi retirado da ordem do dia, e o recurso aguarda nova data para ser apreciado. A decisão, proferida em outubro de 2024 logo após as eleições, derrubou a candidatura de Urt, e o recurso busca anular tal decisão, mantendo a candidatura.
Decisão polêmica e relatoria de André Mendonça
O Ministro André Mendonça é o relator da matéria no Superior, com a sessão marcada para às 19h, no horário de Brasília. A decisão anterior indeferiu a candidatura e barrou a terceira candidatura do prefeito, com base na cassação de Urt por infrações político-administrativas ocorridas entre 2016 e 2020.
Álvaro Urt afirmou que já recorreu da decisão e declarou: "Agora nós fizemos um recurso para rejeitar essa decisão monocrática". Ele destacou que, no recurso, não foi mencionada a decisão do TRE-MS, que aprovou por unanimidade o registro do candidato. "Se for aprovado pelo TSE, eu vou tomar posse normal", afirmou.
Histórico eleitoral e controvérsias
O candidato relembrou que foi eleito em três eleições em Bandeirantes e citou outras decisões ocorridas após as eleições. Ele mencionou que, em 2020, a primeira eleição foi cassada após investigação sobre a emissão de notas fiscais frias no serviço de manutenção da frota de veículos da prefeitura e que a segunda candidatura também esteve em disputa sob judice.
A medida do TSE, ao adiar o julgamento, mantém a incerteza quanto ao futuro da candidatura de Álvaro Urt, e a nova data para a apreciação do recurso deverá definir o destino do prefeito eleito em Bandeirantes.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Leia Mais
Tempestade atinge 65 cidades de MS com alerta de perigo neste sábado
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad prestigia encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana e destaca força da fé e das raízes familiares
Leia Mais
UFMS abre concurso público com 48 vagas para técnico-administrativo e salários de até R$ 4 mil
Municípios