ATENÇÃO!
Justiça Eleitoral combate golpes e reforça gratuidade de serviços de Título de Eleitor
TRE-MS orienta cidadãos a utilizarem canais oficiais para evitar fraudes eleitorais
31/01/2025
10:00
TRE-MS
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
A Justiça Eleitoral reforça que todos os serviços de título de eleitor são oferecidos de forma gratuita, tanto no atendimento online quanto no presencial. A emissão e regularização do título de eleitor, atualização de dados cadastrais e transferência de domicílio são alguns dos serviços que os cidadãos podem acessar sem custos, utilizando a plataforma Autoatendimento Eleitoral no site oficial do TRE-MS.
A Justiça Eleitoral alerta que sites que cobram por esses serviços não pertencem ao TRE-MS nem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para evitar fraudes, a orientação é sempre buscar os canais oficiais. Além do Autoatendimento Eleitoral, os serviços também estão disponíveis gratuitamente no aplicativo e-Título e nos cartórios eleitorais.
Para quem vai tirar o título pela primeira vez, o TRE-MS recomenda o atendimento presencial, já que a coleta da biometria é obrigatória. Também estão disponíveis certidões de quitação eleitoral e crimes eleitorais, além da declaração de trabalhos eleitorais para mesários, sem custos, tanto online quanto presencialmente. A segunda via do título e a regularização de documentos cancelados também são gratuitas.
A única cobrança feita pela Justiça Eleitoral refere-se à multa por ausência às urnas sem justificativa, que custa R$ 3,51 por turno de votação. A consulta de débitos pode ser feita no Autoatendimento Eleitoral e o pagamento é aceito via Pix, cartão de crédito ou boleto bancário (Guia de Recolhimento da União).
Caso prefira, o eleitor pode quitar a multa diretamente nos cartórios eleitorais.
Para acessar os serviços gratuitos oferecidos pela Justiça Eleitoral, o cidadão pode utilizar:
A Justiça Eleitoral recomenda que os cidadãos:
Com o objetivo de proteger os cidadãos contra golpes eleitorais e garantir o acesso gratuito aos serviços de título de eleitor, a Justiça Eleitoral reforça a importância de utilizar apenas os canais oficiais para realizar qualquer tipo de emissão ou regularização. Para mais informações, acesse o site do TRE-MS ou utilize o aplicativo e-Título.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Novas regras nacionais para tirar a CNH entram em vigor e mudam prova prática em todo o país
Leia Mais
STF abre Ano Judiciário de 2026 em sessão solene com presença do presidente Lula
Leia Mais
Riedel afirma que modelo da Rota da Celulose foi desenhado para não repetir falhas da BR-163
Leia Mais
Na abertura dos trabalhos, Carlão cobra avanços em infraestrutura e saúde e defende união entre os poderes
Municípios