POLÍTICA
Deputada Gleice Jane solicita urgência em concurso para policiais penais em MS
Situação crítica inclui jornadas exaustivas e condições precárias de trabalho
11/12/2024
18:35
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Na sessão desta quarta-feira (11), a deputada Gleice Jane (PT) apresentou um requerimento à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O pedido visa a realização imediata de concurso público para o provimento de cargos de policiais penais no Estado. A justificativa apresentada pela parlamentar aponta a grave carência de efetivo no sistema penitenciário estadual, que enfrenta uma sobrecarga de trabalho crescente, resultante em jornadas exaustivas e altos níveis de tensão para os servidores.
A deputada explicou que a situação foi ainda mais agravada pela convocação de policiais penais para auxiliar no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL), o que comprometeu a saúde física e mental dos profissionais e prejudicou a segurança do sistema prisional. De acordo com Gleice Jane, a realização de um novo concurso público é essencial para recompor o quadro funcional, garantindo mais estabilidade e qualidade nas atividades desempenhadas pelos policiais penais.
A parlamentar ressaltou a importância da valorização da carreira, do fortalecimento da segurança pública e da preservação dos direitos e da dignidade dos trabalhadores do sistema penitenciário. Ela reforçou que os policiais penais são profissionais fundamentais para a segurança pública, arriscando suas vidas diariamente para manter a ordem no sistema prisional, que sofre com a superlotação e condições de trabalho precárias.
Em requerimento, Gleice Jane também destacou a responsabilidade do Estado em garantir condições mínimas de dignidade aos trabalhadores do sistema penitenciário e solicitou que os esforços necessários sejam feitos para viabilizar, com urgência, a realização do concurso. O requerimento será encaminhado ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, e ao Diretor-Presidente da AGEPEN/MS, Rodrigo Rossi Maiorchini, para que adotem as providências necessárias.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Apple inicia produção do iPhone 16e no Brasil para evitar tarifas e conter aumento de preços nos EUA
Leia Mais
Sem previsão para reajuste da prefeita, vereadores de Campo Grande analisam cinco projetos na próxima sessão
Leia Mais
Ação do TJMS deve atender 6 mil pessoas com emissão de documentos em MS
Leia Mais
Davi Brito vira réu por ameaça com arma à ex-namorada durante videochamada
Municípios