Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

POLÍTICA

Deputada Gleice Jane solicita urgência em concurso para policiais penais em MS

Situação crítica inclui jornadas exaustivas e condições precárias de trabalho

11/12/2024

18:35

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Na sessão desta quarta-feira (11), a deputada Gleice Jane (PT) apresentou um requerimento à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O pedido visa a realização imediata de concurso público para o provimento de cargos de policiais penais no Estado. A justificativa apresentada pela parlamentar aponta a grave carência de efetivo no sistema penitenciário estadual, que enfrenta uma sobrecarga de trabalho crescente, resultante em jornadas exaustivas e altos níveis de tensão para os servidores.

A deputada explicou que a situação foi ainda mais agravada pela convocação de policiais penais para auxiliar no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL), o que comprometeu a saúde física e mental dos profissionais e prejudicou a segurança do sistema prisional. De acordo com Gleice Jane, a realização de um novo concurso público é essencial para recompor o quadro funcional, garantindo mais estabilidade e qualidade nas atividades desempenhadas pelos policiais penais.

A parlamentar ressaltou a importância da valorização da carreira, do fortalecimento da segurança pública e da preservação dos direitos e da dignidade dos trabalhadores do sistema penitenciário. Ela reforçou que os policiais penais são profissionais fundamentais para a segurança pública, arriscando suas vidas diariamente para manter a ordem no sistema prisional, que sofre com a superlotação e condições de trabalho precárias.

Em requerimento, Gleice Jane também destacou a responsabilidade do Estado em garantir condições mínimas de dignidade aos trabalhadores do sistema penitenciário e solicitou que os esforços necessários sejam feitos para viabilizar, com urgência, a realização do concurso. O requerimento será encaminhado ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, e ao Diretor-Presidente da AGEPEN/MS, Rodrigo Rossi Maiorchini, para que adotem as providências necessárias.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: