POLÍTICA
Diplomação dos vereadores eleitos em Campo Grande será realizada em 18 de dezembro
Cerimônia oficial confirma os parlamentares eleitos e aptos para a posse em 2025
04/12/2024
09:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A diplomação dos vereadores eleitos em Campo Grande acontecerá no dia 18 de dezembro, às 19h30, uma quarta-feira. A cerimônia marca a entrega do documento que atesta a eleição e habilita os parlamentares para tomarem posse em 1º de janeiro de 2025. A informação foi confirmada pela assessoria da Câmara Municipal.
Após a posse, ocorrerá a eleição da nova Mesa Diretora. Em seguida, os vereadores entram em recesso parlamentar, retornando apenas em fevereiro, exceto em casos de convocação de sessões extraordinárias.
Campo Grande conta atualmente com 29 cadeiras no Legislativo. Nas eleições realizadas em outubro de 2024, a Câmara teve quase 50% de renovação, com 15 vereadores deixando os mandatos e 14 renovando suas posições.
Entre os eleitos, dois vereadores enfrentam desafios relacionados às contas de campanha. Jean Ferreira (PT) e Leinha (Avante) tiveram suas contas reprovadas pela Justiça Eleitoral, mas seguem tentando reverter a decisão.
Segundo a Justiça Eleitoral, o diploma inclui informações como o nome do candidato, o cargo para o qual foi eleito, a legenda partidária, e outras informações opcionais determinadas pelo juiz ou tribunal. Contudo, candidatos com registro de candidatura indeferido, mesmo que sub judice, não podem ser diplomados.
A ocupação das cadeiras no Legislativo é definida pelo quociente eleitoral, que calcula as vagas dos partidos proporcionalmente ao número de votos válidos. A seguir, os candidatos mais votados dentro das siglas ocupam as vagas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
INSS inicia adesão ao acordo de ressarcimento em agências dos Correios; veja como participar
Leia Mais
Três sinais de que você pode estar comendo pouca proteína — e como corrigir isso naturalmente
Leia Mais
Novo ciclo do Cidade Empreendedora atenderá 36 municípios de MS com foco em gestão pública e inclusão produtiva
Leia Mais
De Chivay a Arequipa: aventura andina entre cânions, mirantes e história viva
Municípios