POLÍTICA
General próximo a Bolsonaro é acusado de orientar golpistas após eleições de 2022
Operação Contragolpe investiga suposta participação de Mário Fernandes em atos antidemocráticos e planejamento golpista
21/11/2024
07:31
NAOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Polícia Federal prendeu, na última terça-feira (19), o general de brigada Mário Fernandes, ex-secretário-executivo do Palácio do Planalto, sob a acusação de envolvimento no planejamento e coordenação de atos golpistas após as eleições de 2022. Segundo a PF, Fernandes era um elo direto entre manifestantes radicais e o governo Bolsonaro, orientando bolsonaristas e caminhoneiros acampados em frente ao QG do Exército em Brasília.
A investigação revelou mensagens trocadas por Fernandes no WhatsApp com radicais, militares e civis. Entre os interlocutores estão:
O relatório da Operação Contragolpe, com 221 páginas, aponta que Fernandes atuava como "provedor material, financeiro e orientador" dos acampados no QG. Ele teria incentivado as ações radicais, além de compartilhar informações sensíveis e pressionar outros militares para apoiar um golpe de Estado.
Além disso, a PF investiga sua participação na coordenação do “Plano Punhal Verde e Amarelo”, que supostamente visava eliminar líderes políticos, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.
Mensagens trocadas entre Fernandes e outros militares revelam frustração com a hesitação das Forças Armadas em apoiar um golpe. Em áudio enviado a colegas, o general lamenta: “O presidente tem que decidir e assinar esta merda, porra”.
Fernandes é considerado uma figura central no esquema investigado pela Operação Contragolpe. A PF acredita que ele tinha influência direta nos manifestantes, sendo peça-chave no planejamento dos atos que culminaram na invasão e depredação da Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, no início do governo Lula.
As investigações continuam para apurar o alcance da rede golpista e a participação de outros envolvidos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Triunfo nas eleições internas: TSE unificado preenche vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Leia Mais
Alems inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro
Municípios