POLÍTICA
Deputada Gleice Jane reconhece projeto ‘Escritoras no Mato Grosso do Sul’
Iniciativa do IFMS em Dourados promove a escrita feminina ao catalogar mais de 200 autoras.
29/10/2024
11:50
ASSECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Na sessão desta segunda-feira, 29 de outubro, a deputada estadual Gleice Jane (PT) apresentou uma Moção de Congratulação ao projeto “Escritoras no Mato Grosso do Sul”, coordenado pela professora Karina Kristiane Vicelli, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em Dourados.
O projeto, que já registrou mais de 200 escritoras do estado, envolve jovens pesquisadoras e foca no reconhecimento e na divulgação de obras literárias e científicas femininas, proporcionando visibilidade às autoras sul-mato-grossenses.
Durante a homenagem, a deputada destacou a relevância de iniciativas que fomentam a leitura e promovem a valorização das mulheres: “Essa moção é um reconhecimento aos trabalhos que incentivam a leitura no nosso estado e, especialmente, às mulheres escritoras e artísticas”, disse Gleice Jane.
Lançado em 2022 no Campus Dourados do IFMS, o projeto já recebeu prêmios em eventos como a Feira de Ciências e Engenharias (FECIGRAN) e a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC). Atualmente, uma nova equipe de estudantes mantém a catalogação e divulgação de autoras regionais, ampliando o acervo digital que preserva a memória cultural do estado e promove a inclusão no meio literário e científico.
A moção foi realizada durante a Semana Estadual do Livro, Leitura e Biblioteca, criada por lei da deputada para incentivar o uso de bibliotecas públicas e escolares como centros de conhecimento e empoderamento. "A leitura é uma ferramenta de transformação que abre mentes e corações. Que esta semana inspire a todos a explorar novos mundos e a construir um futuro mais crítico e consciente", declarou Gleice Jane, incentivando o contato dos estudantes com os livros e as bibliotecas como elementos essenciais para o aprendizado e o desenvolvimento do pensamento crítico.
Com a homenagem ao projeto “Escritoras no Mato Grosso do Sul”, a deputada reforça seu compromisso com a valorização das autoras regionais, incentivando a integração de suas obras ao cenário literário e científico, e destacando a escrita feminina como força transformadora rumo a um futuro mais igualitário e consciente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Municípios