TCE-MS
Tribunal de Contas do MS realiza visita técnica ao TCE-RR para conhecer ações voltadas à primeira infância
Delegação busca inspiração em programas voltados à diversidade e multiculturalidade da primeira infância em Roraima
21/10/2024
10:22
ASSECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) realizou uma visita técnica ao Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR) na última sexta-feira, dia 18 de outubro. A missão foi liderada pelo conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira, coordenador-geral do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância do TCE-MS, acompanhado de Eduardo Santos Dionizio, diretor de Serviços Processuais, e de Sandra Rose Rodrigues, coordenadora de capacitação do programa.
O objetivo da visita foi conhecer as ações bem-sucedidas do TCE-RR voltadas à primeira infância, com foco nas comunidades indígenas e ribeirinhas, que apresentam desafios semelhantes aos encontrados em Mato Grosso do Sul. "Queremos levar essa expertise para o nosso Estado, considerando a diversidade das primeiras infâncias e sua multiculturalidade", ressaltou o conselheiro Célio Lima de Oliveira.
A presidente do Grupo de Trabalho da Primeira Infância do TCE-RR, Cilene Salomão, destacou a importância da governança colaborativa nas políticas de primeira infância no estado. A colaboração inclui a contratação de consultoria do Instituto da Infância (IFAN) e parcerias com o UNICEF e a Universidade Federal de Roraima (UFRR), que têm sido fundamentais para o sucesso dos projetos.
“Através de um termo de cooperação técnica com a UFRR, estamos realizando diagnósticos específicos para as comunidades indígenas, reconhecendo que políticas públicas voltadas às crianças urbanas não podem ser as mesmas para as indígenas”, explicou a conselheira Cilene Salomão.
No período da tarde, a delegação do TCE-MS visitou o programa "Família que Acolhe", que aplica uma metodologia de visitação domiciliar desenvolvida pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). A comitiva também conheceu a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (SETRABES), em Boa Vista, onde foram apresentadas boas práticas voltadas à primeira infância, como o Abrigo Infantil, o Programa Colo de Mãe e o Projeto Brincar e Sonhar.
A visita técnica reforçou a necessidade de adaptar políticas públicas de forma mais sensível às realidades locais, buscando a inclusão e proteção efetiva das crianças, especialmente nas áreas mais vulneráveis.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Os candidatos querem surfar no conservadorismo
Leia Mais
Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com presidente da Câmara sobre processo de cassação
Leia Mais
PRF inicia Operação Semana Santa e Tiradentes 2025 com reforço nas rodovias federais
Leia Mais
Banco pode descontar dívida de consignado CLT de conta-corrente ou investimentos, mesmo após demissão
Municípios