Interior / Dourados
Educadores de Dourados anunciam paralisação no dia 23 de abril durante mobilização nacional pela valorização da educação pública
Greve de um dia integra programação da 26ª Semana Nacional em Defesa da Educação Pública; ato será realizado na Praça Antônio João
17/04/2025
17:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Educadores da Rede Municipal e Estadual de Dourados (MS) aprovaram uma paralisação geral para o dia 23 de abril, como parte das atividades da 26ª Semana Nacional em Defesa da Educação Pública, promovida pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação).
A decisão foi tomada em assembleia geral realizada nesta quarta-feira (16) no SIMTED Dourados (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), reunindo profissionais do magistério e do setor administrativo. A paralisação de um dia terá como principal ato uma manifestação pública na Praça Antônio João, a partir das 8h30 da manhã.
“Estamos construindo uma agenda de resistência contra a privatização, militarização e desvalorização dos profissionais da educação. A escola pública é um direito e não um negócio”, destacou a direção do SIMTED.
Realização de concursos públicos para educação
Valorização salarial dos profissionais
Implementação do Piso Nacional para 20h do Magistério
Cumprimento do Piso Nacional para trabalhadores administrativos da educação
Combate à privatização, militarização e superlotação de salas de aula
Denúncia contra a municipalização do ensino fundamental
Enfrentamento à perseguição docente e aos ataques à liberdade de cátedra
Cobranças por melhorias na infraestrutura das escolas
Além do ato local, o SIMTED Dourados enviará delegação de educadores para a capital, Campo Grande, onde participarão de passeata e audiência pública promovidas pela FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS).
A audiência pública será realizada às 14h, no Plenário Júlio Maia da Assembleia Legislativa, com foco na discussão do novo Plano Nacional de Educação, que irá orientar metas e políticas educacionais para os próximos dez anos.
“Essa mobilização é estadual e nacional. Não é apenas por salário, mas pela defesa da escola pública de qualidade e da valorização de quem educa”, reforçou a direção sindical.
Com o tema “Escola Pública não é Negócio. É Direito!”, a Semana Nacional é organizada pela CNTE entre os dias 22 e 28 de abril e visa mobilizar trabalhadores da educação em todo o país contra o desmonte do sistema educacional público.
paralisação dos educadores, greve 23 de abril Dourados, educação pública MS, SIMTED Dourados, valorização do magistério, Piso Nacional da Educação, FETEMS, audiência pública PNE, liberdade de cátedra, Relação CNTE educação pública
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ex-funcionários denunciam rotina de adolescentes em mansão de Hytalo Santos na Paraíba
Leia Mais
TJMS abre concurso para juiz substituto com salário inicial de R$ 32 mil
Leia Mais
Felca recebe ameaça de morte e Justiça determina quebra de sigilo do Google
Leia Mais
Carlos Bolsonaro critica governadores que lançam pré-candidatura à Presidência
Municípios