Campo Grande (MS), Domingo, 06 de Abril de 2025

MEIO AMBIENTE

Lula convoca chefes de Poderes para discutir emergência climática

Governo prepara pacote de medidas para enfrentar queimadas que atingem milhões de hectares

17/09/2024

07:40

AGÊNCIA BRASIL

DA REDAÇÃO

Lula sobrevoando áreas atingidas pelas queimadas no Pantanal ©DIVULGAÇÃO

Após um dia inteiro dedicado à análise da crise das queimadas no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu convocar uma reunião emergencial com os chefes dos outros Poderes da República para tratar do problema. A reunião está marcada para esta terça-feira (17), às 16h30, no Palácio do Planalto, conforme informado pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta.

“O objetivo é compartilhar responsabilidades, pois há ações que vão além do governo federal. Queremos tratar esse tema como um assunto de Estado brasileiro, com a participação de todos os Poderes”, explicou Pimenta, referindo-se às queimadas que já destruíram mais de 11,39 milhões de hectares no Brasil entre janeiro e agosto de 2024, segundo o Monitor do Fogo Mapbiomas.

Participantes da reunião

Além do presidente Lula, foram convidados para o encontro os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, além dos chefes do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Procuradoria Geral da República (PGR). A reunião será seguida de uma nova agenda com governadores nos próximos dias, organizada pela Casa Civil.

Medidas emergenciais

O governo está preparando um conjunto de ações que será detalhado nesta terça-feira, incluindo medidas provisórias. A expectativa é que as medidas sejam voltadas para ações emergenciais e estruturais no combate aos incêndios florestais, que já consumiram 5,65 milhões de hectares apenas no mês de agosto de 2024.

O ministro do STF, Flávio Dino, já autorizou a emissão de créditos extraordinários fora dos limites fiscais para reforçar o combate às queimadas. Ele também determinou a contratação emergencial de brigadistas e a ampliação do efetivo da Força Nacional para atuação nas regiões da Amazônia e Pantanal.

Impacto das queimadas

As queimadas têm gerado sérios danos em diversas regiões do país, atingindo, inclusive, a capital federal. No último fim de semana, 3 mil hectares do Parque Nacional de Brasília foram consumidos pelo fogo, levando o presidente Lula a sobrevoar a área afetada. A cidade de Brasília amanheceu nesta segunda-feira coberta por fumaça e fuligem, forçando o cancelamento de aulas e aumentando os riscos à saúde da população.

A situação no país tem sido amplamente discutida também pelo Poder Judiciário. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, cobrou maior rigor no combate às queimadas criminosas, destacando a gravidade do cenário atual.

Entrevista com a ministra do Meio Ambiente

Nesta terça-feira, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, concederá uma entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), às 8h. A ministra deve abordar as medidas em curso e os próximos passos do governo para mitigar os impactos das queimadas.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: