TRÊS LAGOAS
Capivaras recebem suplementação alimentar devido à seca prolongada em Três Lagoas
Medida busca evitar que os animais deixem a área da Lagoa Maior em busca de alimento nos bairros próximos
13/09/2024
10:00
DA REDAÇÃO
Nível de água da Lagoa Maior está 20 centímetros abaixo do normal (Foto: Rádio Difusora)
Em função da estiagem prolongada que compromete a vegetação local, as 120 capivaras que habitam o entorno da Lagoa Maior, em Três Lagoas, estão recebendo suplementação alimentar. A ação foi implementada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (Semea) para prevenir que os animais saiam da área das lagoas e invadam bairros em busca de alimentos.
A alimentação complementar consiste em cana-de-açúcar triturada e forragem, que compensam a escassez da pastagem natural causada pela seca. Segundo a prefeitura, esse manejo é necessário para proteger os animais e garantir a segurança dos moradores das áreas próximas.
Além da suplementação, quando o número de capivaras aumenta significativamente, é realizado o translado de parte dos animais para o Parque Natural Municipal do Pombo, localizado na BR-262, sentido Campo Grande. No entanto, ainda não há data definida para o próximo transporte.
A prefeitura também informou que o nível das águas da Lagoa Maior está 20 centímetros abaixo do normal, mas que esse índice já foi registrado em outras ocasiões, não sendo fora do comum. A profundidade máxima da lagoa é de 1,60 metro.
Essa ação faz parte dos esforços de preservação da fauna local e manutenção da harmonia entre os animais e a população de Três Lagoas.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
BR-163/MS avança com obras de ampliação e restauração nesta quarta-feira (5)
Leia Mais
GDF pede a Moraes avaliação médica para definir se Bolsonaro pode ser transferido à Papuda
Leia Mais
Câmara aprova ampliação gradual da licença-paternidade para 20 dias a partir de 2027
Leia Mais
Governo Trump elaborou planos para derrubar Maduro e tomar petróleo da Venezuela, diz jornal
Municípios