ANASTÁCIO
PSDB troca favorito após assassinato e põe mãe de ex-vereador morto como vice em Anastácio
05/08/2024
10:55
O JACARÉ
EDIVALDO BITENCOURT
Cido e Maria Vital serão candidatos a prefeito de Anastácio após fatos inesperados abalarem a candidatura de favoritíssimo (Foto: Divulgação)
O assassinato do ex-vereador Wander Alves Meleiro, o Dinho Vital (PP), causou reviravolta nas eleições municipais de Anastácio e custou a candidatura do favoritíssimo, Douglas Figueiredo (PSDB). Os tucanos não só confirmaram a substituição, como colocaram como candidata a vice-prefeita na chapa, Maria Vital (PP), mãe da vítima, que foi morta após uma confusão com o ex-prefeito.
Em convenção realizada neste domingo, o PSDB oficializou a candidatura a prefeito do ex-secretário municipal de Saúde, Manoel Aparecido da Silva, o Cido (PSDB). O PP indicou a mãe de Dinho Vital como candidata a vice-prefeito.
“Juntos somos mais por Anastácio! Unidos por amor ao nosso município! Esse é um sonho que vai se tornando realidade com a ajuda de todos vocês. Só tenho a agradecer a Deus, a minha família e a esse grupo que está crescendo a cada dia”, afirmou.
A reviravolta na política foi espetacular e inacreditável. Até o dia 8 de maio deste ano, Douglas é apontado por 10 em 10 políticos como novo prefeito de Anastácio. Ele não só liderava a disputa com folga, como aumentava a vantagem a cada novo levantamento.
No entanto, durante a festa dos 59 anos da cidade, no dia 8 de maio deste ano, ele discutiu com o ex-vereador Dinho Vital. Pouco depois, o desafeto foi executado por dois policiais militares. E nove dias depois, o Gaeco deflagrou uma operação para apurar o assassinato e incluiu Douglas Figueiredo entre os alvos.
Para complicar a situação, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 639 mil em uma ação por improbidade administrativa. E, para sacramentar o inferno astral, o Tribunal de Contas do Estado incluiu Douglas na lista dos gestores com contas reprovadas pela corte, o que poderia leva-lo a inclusão na lista dos fichas-suja e ser declarado inelegível pela Justiça Eleitoral.
A situação complicou-se a tal ponto que nem Reinaldo Azambuja, o poderosíssimo cacique tucano, acabou se sensibilizando e não se opôs a troca de candidato.
Douglas ensaiou o lançamento da candidatura da esposa, Cynthia Anastácio Figueiredo (União Brasil) a prefeita para enfrentar os antigos aliados.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputado Pedro Caravina pede ampliação dos pontos de atendimento do Programa Mais Social em Campo Grande
Leia Mais
Justiça Eleitoral abre inscrições para teste público de segurança das urnas para eleições de 2026
Leia Mais
Projetos da LDO 2026 do Estado e de Campo Grande avançam e devem ser aprovados em segundo turno
Leia Mais
Câmara vota nesta quinta LDO com orçamento de R$ 7,4 bilhões para Campo Grande
Municípios