ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Deputado Lucas de Lima pede ao executivo a criação de Projeto de Lei que reduz carga horária de servidores públicos no MS
16/04/2024
14:25
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Durante sessão plenária desta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa (ALEMS), o deputado estadual Lucas de Lima (PDT), solicitou, ao executivo, a criação de um Projeto de Lei, visando beneficiar os servidores públicos estaduais que possuem familiares com deficiência física, mental, síndrome ou transtorno do espectro autista. O objetivo do projeto é permitir que esses servidores se afastem do trabalho durante um dos turnos para cuidar de seus entes queridos, garantindo-lhes assistência integral, seja moral ou física.
Detalhes do Projeto de Lei:
O projeto de lei proposto contém os seguintes pontos principais:
Procedimentos e Renovação:
Exceções e Direitos:
Justificativa:
“A presente indicação é necessária e visa regulamentar a redução de carga horária e visando garantir o direito dos pais, mães ou responsáveis legais de crianças com diagnóstico de deficiência física ou mental e Transtorno do Espectro Autista, à redução da jornada de trabalho, a fim de proporcionar o adequado cuidado e acompanhamento às necessidades dessas pessoas”, justificou o deputado.
“A incapacidade física ou mental é uma condição que requer atenção e cuidados especiais, pois afeta a capacidade de locomoção, comunicação, interação social e comportamento, sendo assim, reconhecendo a importância do suporte familiar, a redução da jornada de trabalho permitirá que esses pais / cuidadores, tenham mais tempo para se dedicar aos cuidados e às necessidades especiais de seus filhos, pais ou dependentes. Contribuindo para o seu desenvolvimento e bem-estar”, ressaltou o parlamentar.
“A redução da jornada de trabalho é uma medida que reconhece a importância do cuidado e promove a inclusão, em todos os aspectos da vida”, finalizou Lucas de Lima.
Se aprovado, este projeto de lei entrará em vigor na data de sua publicação, representando um passo importante para garantir assistência e cuidado adequado aos familiares com deficiência dos servidores públicos do estado do Mato Grosso do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Após tarifaço de Trump, senador Nelsinho Trad propõe nova estratégia de comércio exterior
Leia Mais
Programa Pé-de-Meia inclui automaticamente alunos que ingressaram no ensino médio em 2025
Leia Mais
Dólar despenca após anúncio de tarifas de Trump e Ibovespa fecha estável
Leia Mais
Energisa leva educação energética e sorteio de eletrodomésticos para clientes de baixa renda na Expogrande 2025
Municípios