Contran prorroga prazo de exame toxicológico para motorista de ônibus e caminhão
Em MS, 15% dos 81 mil condutores precisam renovar o documento
26/01/2024
09:00
CAMPOGRANDENEWS
ALINE DOS SANTOS
©DIVULGAÇÃO
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) prorrogou o prazo para realização do exame toxicológico. O documento é obrigatório para condutores com habilitações C, D e E (ônibus e caminhões), mesmo que não sejam motoristas profissionais. O prazo para regularização venceu em 28 de dezembro de 2023 e a aplicação de multas estava prevista a partir de domingo (dia 28).
Contudo, a deliberação, publicada na edição desta sexta-feira (dia 26) do Diário Oficial da União, prorroga o prazo de formas escalonada: até 31 de março de 2024 para condutores com validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de janeiro a junho; e até 30 de abril para quem tem CNH com validade entre julho e dezembro.
O exame toxicológico de larga janela de detecção verifica o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas com análise retrospectiva mínima de 90 dias.
A recomendação é que os motoristas procurem um dos 17 laboratórios credenciados na Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para o exame, que é feito a partir de amostra de cabelo ou unha. O resultado será lançado no sistema Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação).
Dos 81 mil condutores das categorias C, D e E em Mato Grosso do Sul, apenas 15,7% estão com o exame toxicológico vencido, conforme dados da Senatran.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Moraes determina monitoramento integral de Jair Bolsonaro por risco de fuga
Leia Mais
“Careca do INSS” pedirá habeas corpus ao STF para ficar em silêncio na CPMI
Leia Mais
Aposta do Rio de Janeiro leva sozinha prêmio de R$ 33,7 milhões da Mega-Sena
Leia Mais
PT oficializa saída do governo Riedel e entrega todos os cargos em Mato Grosso do Sul
Municípios