SEBRAE
Com exposições e oficinas, programação voltada ao setor agro é destaque na 19ª Ruraltur
Exposição imersiva sobre reprodução bovina, oficinas sobre produção e comercialização de queijos e hortifruti são ações para os empreendedores rurais
14/12/2023
13:15
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Do campo ao prato. A terra é a fonte de sustento, é dela que vêm os recursos necessários para a produção do que mantém a todos de pé e, claro, daquilo que define muitas regiões. Em Mato Grosso do Sul, um forte traço que classifica e guia tanto a economia quanto a cultura é o desenvolvimento das atividades rurais, por isso, o Sebrae/MS realiza, por meio da 19ª edição da Ruraltur, exposições e oficinas através do espaço “Sebrae Rural”, com o propósito de dar suporte aos empreendedores na otimização de suas produções.
Com um leque de oportunidades, o Sebrae Rural trouxe para a Ruraltur desde exposições a oficinas. Dentre elas, está a exposição feita por médicos-veterinários de manequins da estrutura corporal da vaca, proporcionando ao público uma apresentação imersiva de como é realizada a inseminação artificial. O médico-veterinário Luiz Sartori explica que a intenção é disseminar conhecimento sobre o assunto.
“A gente tem os simuladores de inseminação artificial para demonstrar e para que o pessoal participe. Então, aqui é a parte da reprodutiva da pecuária, seja de corte ou de leite, com os materiais que são pertinentes ao processo. A partir dos manequins de inseminação é possível ver onde é o corte sagital da fisiologia da vaca e como ela é por dentro. Também tem o aparelho de ultrassom para fazer as avaliações ginecológicas. A parte de microscópio, que é andrologia, sêmen e afins”, explica o profissional.
Outra ação é a Rota Rural, iniciativa executada pelo Sebrae, com o apoio do Senar/MS, que visa a difusão de informações e capacitação sobre questões relacionadas ao desenvolvimento e a sustentabilidade das propriedades rurais dedicadas à produção de leite e hortifruti, orientando a transformação e agregação de valor desses produtos. Pequenos empreendedores do ramo de alimentos interessados em aperfeiçoar a fabricação de produtos artesanais também podem participar.
Como parte da programação, são realizadas oficinas sobre a produção de queijos: “Queijos com assinatura: Workshop de identidade para produtos artesanais” e “Além da forma: Desvendando o ponto perfeito da muçarela artesanal”. Ambas as capacitações são ministradas pelo mestre queijeiro Fabrizio Machado, de Chapadão do Sul, que afirma a necessidade dessa ação para mostrar aos demais produtores como valorizar o próprio produto no mercado.
“Criar a identidade do queijo é transformar o simples queijo comum em um produto com muito mais valor. O que vai fazer a pessoa comprar o seu queijo e não comprar o do outro? A questão da identidade, que são as características do queijo, vai definir isso. Cada etapa do processo que você muda algo, você cria um produto e, dessa forma, é criada uma identidade sua nele. Assim fica muito mais fácil comercializar, porque você se diferencia do mercado com algumas modificações”, reforça o mestre queijeiro.
Fabrizio Machado diz que sempre trabalhou com a produção de leite e queijo, mas, devido a uma perspectiva mais estratégica viu a necessidade de ter um diferencial para colocar o seu produto em destaque no mercado. Para isso, ele apostou na mistura e teste de combinações não usuais na fabricação. “A maioria das pessoas daqui simplesmente fazem o queijo e vendem ele fresco, não maturam, e nas oficinas nós explicamos sobre isso, inclusive a reconhecer o ponto do queijo. Quando o queijo é maturado o sabor dele é intensificado, e o queijeiro pode trabalhar a casca, defuma, pinta, ou mistura com algum outro ingrediente, como o vinho”, explica.
A gastróloga e participante das oficinas, Viviane Diniz, afirma que a questão das combinações foi o ponto forte da capacitação, além de entender como inovar para fortalecer a identidade do produtor. “A forma de utilizar ingredientes me chamou muita atenção, principalmente ingredientes da nossa cultura. Aqui a gente comeu queijo com café, com vinho, com azeite, e saber que podemos agregar esses ingredientes em nossas receitas abre um leque de possibilidades para nós que somos cozinheiros, chefes de cozinha, e auxilia ainda mais na criatividade já aflorada”, elogia a participante.
Ao falar sobre ingredientes da cultura sul-mato-grossense, é imprescindível o trabalho com os frutos do Cerrado e Pantanal. A tecnóloga em alimentos, Juliana Oliveira, foi a responsável por ministrar a oficina de “Da natureza à mesa: A arte de preparar geleias com frutos do cerrado”, onde apresentou as possibilidades de acrescentar as frutas nativas da região em geleias e outros produtos, o que também permite maior conservação dos alimentos.
“Tem muitas pessoas que não conhecem, ou às vezes conhecem o fruto em natura e não sabem que a gente pode fazer um processamento bem bacana. Por exemplo, a gente pode fazer farinhas, pode fazer bolos, pães, sorvetes, picolés, geleias, chocolates, conservas, várias coisas. Além disso, os frutos nativos do Cerrado e Pantanal são super nutritivos”, enfatiza a ministrante.
Juliana Oliveira destaca a iniciativa da Rota Rural e dos eventos para onde é levada, como algo essencial para divulgar para a sociedade a existência desses frutos e produtos. “As pessoas protegem e se interessam pelo que conhecem, por isso disseminar os frutos e seus derivados é essencial para garantir o sustento do povo e, inclusive, a preservação das terras onde são plantados. O trabalho do Sebrae e Senar com a Rota Rural é eficiente e faz toda diferença. Um exemplo disso são as oficinas, aqui várias pessoas de outros estados conheceram os frutos, inclusive de Mato Gross do Sul. Além disso, é uma ação que nos ajuda a movimentar nosso negócio, tenho uma doceria e após as exposições mais pessoas buscam meus produtos”, afirma a tecnóloga.
A Rota Rural é uma ação itinerante que já levou capacitações em agroindústria para diferentes municípios de Mato Grosso do Sul, ao longo deste ano. Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Natália Leite, a intenção é aperfeiçoar os empreendimentos do setor agro do estado através do conhecimento. “Além das oficinas e exposição, nós orientamos sobre como legalizar os produtos para a comercialização, abordando como é possível exportar esse produto, quais são as legislações que é preciso seguir, qual o diferencial de cada produto, qual é o nível de produção para atingir essas esferas... Explicamos sobre tudo isso”, complementa a analista.
Serviço – 19ª Ruraltur
A Ruraltur é a maior e melhor feira de turismo rural do Brasil, e apresenta quais os melhores destinos de Mato Grosso do Sul, além de painéis, palestras e atrações culturais. Pela primeira vez no estado, o evento acontece até esta quinta-feira, 14 de dezembro, na Feira Central em Campo Grande. A programação completa está disponível em: ruraltur.ms.sebrae.com.br.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PL define Rafael Tavares como líder da bancada na Câmara Municipal de Campo Grande
Leia Mais
Avião faz pouso de barriga no Aeroporto de Sorocaba; pista foi interditada
Leia Mais
BR-163/MS terá tráfego alternado nesta segunda-feira, 10; confira os trechos em manutenção
Leia Mais
Bolsonaro sofre sucessivas derrotas no STF ao tentar barrar investigações
Municípios