ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Aprovado PL que cria o Dia da Consciência sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis em MS
Deputada fundamentou a proposta ressaltando que as doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por 72% da mortalidade no Brasil.
30/11/2023
12:15
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 206/2023, proposto pela deputada Gleice Jane (PT), que institui o Dia Estadual da Consciência sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Com 21 votos favoráveis e nenhum contrário, a matéria agora aguarda a sanção.
O projeto aprovado insere o dia de conscientização sobre o tema em 28 de junho. Se sancionado, será incluído no Anexo do Calendário Oficial de Eventos, conforme previsto na Lei 3.945, de 4 de agosto de 2010. A iniciativa busca atrair a atenção da sociedade para as doenças crônicas não transmissíveis, abordando suas detecções, tratamentos, prevenções e outras providências.
O PL destaca a importância de promover o debate sobre os fatores de risco dessas doenças, incentivar a adoção de hábitos saudáveis e a redução do consumo de alimentos ultraprocessados. Estão previstas atividades de conscientização, incluindo campanhas educativas, palestras, debates e a promoção de atividades físicas.
A deputada Gleice Jane fundamentou a proposta ressaltando que as doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por 72% da mortalidade no Brasil, desenvolvendo-se de maneira silenciosa ao longo da vida. Destacou, ainda, a necessidade de mudanças nos hábitos de vida, como a adoção de um estilo saudável, a prática regular de atividades físicas, o controle no consumo de bebidas alcoólicas e o combate ao tabagismo para prevenir e controlar essas doenças.
“É uma data para fazermos uma reflexão sobre as doenças que podem ser prevenidas e tratadas com mudanças de hábito. Temos uma preocupação muito grande com a saúde a partir da perspectiva do que está nos adoecendo. Por isso essa aprovação ajuda a trazer esse olhar da sociedade para prevenção e tratamento”, acrescenta a parlamentar. Agora, o projeto aguarda a sanção para se tornar lei estadual em Mato Grosso do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara adota postura cautelosa após STF decretar perda do mandato de Carla Zambelli
Leia Mais
Aliado de Bolsonaro celebra revogação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Leia Mais
Concurso do TJMS mantém inscrições abertas até janeiro para cartórios em todo o Estado
Leia Mais
Concurso da Caixa atrai cerca de 78 mil candidatos para vagas de nível superior
Municípios