INTERIOR
Menino de 8 anos é picado por escorpião em Ribas do Rio Pardo
Criança foi encaminhada para um hospital de Campo Grande, mas passe bem
30/09/2023
19:41
G1
ADRIANO FERNANDES
Escorpião amarelo, espécie que mais ataca vítimas em MS
Mais uma criança foi picada por um escorpião, em Ribas do Rio Pardo, município onde os ataques têm sido cada vez mais recorrentes e que fica a 86 quilômetros de Campo Grande. Desta vez um menino, de apenas 8 anos, sofreu uma picada, mas passa bem. Ele foi encaminhado para um hospital de Campo Grande.
Os primeiros socorros à criança foram prestados no Hospital Municipal Doutor José Maria Marques Domingues, no município. De acordo com o diretor da unidade, Eduardo Delamura, o menino se queixava de muitas dores. No entanto, não apresentava nenhum outro sintoma mais grave.
Contudo, a pedido dos pais e também por recomendação da própria Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a criança foi encaminhada para um hospital particular de Campo Grande, nesta tarde.
“Ele foi transferido pelo nosso excesso de precaução, mas o quadro dele não tinha nenhuma outra instabilidade mais grave”, comenta Delamura.
Na última segunda-feira (25), uma menina de 3 anos também foi atacada em Ribas e ao logo desta semana outros casos foram registrados, conforme Eduardo. No mês passado, Pyetro Gabriel Arguelho, de 5 anos, morreu após ser picado por um escorpião que estava dentro do sapato dele.
Diante da grande quantidade de ataques o diretor hospitalar chama atenção para a importância dos pais estarem atentos aos cuidados com os pequenos.
“As famílias devem ter mais zelo em casa e preocupação, para que evitemos novas tragédias principalmente com as crianças”, completa.
Segundo dados do Ciatox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica), vinculado à SES (Secretaria de Estado de Saúde), MS teve 3.012 casos até o momento. Em 2023, o primeiro trimestre registrou o maior número de casos registrados desde 2020.
O Ciatox recomenda usar água sanitária nos ralos e frestas de portas, instalar barreiras mecânicas em cada uma delas; evitar o acúmulo de entulhos; fechar frestas e rachaduras nas paredes; manter o ralo do banheiro fechado após o banho e vedar bem as caixas de gordura.
É necessário lavar o local da picada com água e sabão. Em seguida a vítima deve procurar a unidade de saúde mais próxima e passar por atendimento imediatamente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Triunfo nas eleições internas: TSE unificado preenche vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Leia Mais
Alems inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro
Municípios