PRESTANDO CONTAS
Sistema Famasul faz balanço das ações do 1º semestre de 2023
Dados mostram que o Sistema Famasul continua cumprindo sua missão e fortalecendo os laços com os produtores rurais, promovendo o desenvolvimento do agro de Mato Grosso do Sul.
27/07/2023
09:35
ASSECOM
José Pereira e Camilla Jovê
@DIVULGAÇÃO
Um trabalho que ultrapassa os limites das porteiras. Foi dessa maneira que o Sistema Famasul reforçou o seu compromisso com o desenvolvimento do agro de Mato Grosso do Sul. Somente no 1º semestre de 2023, o Senar/MS realizou 2.865 turmas com 29.319 pessoas nos cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS).
Durante o período, o Senar/MS desenvolveu Projetos Especiais (PE) com 93 turmas de diversos programas, sendo 10 do Despertando, que leva alfabetização para população rural adulta. O Saúde do Homem e da Mulher Rural e o Sorrindo no Campo somaram 4.096 pessoas atendidas.
O incentivo ao conhecimento, qualificação profissional e oportunidades educacionais foram destaque entre as ações desenvolvidas pela Rede E-Tec, de Educação Formal. São 899 alunos de Cursos Técnicos Semipresenciais nas áreas de Agronegócio, Zootecnia, Florestas e Fruticultura, além dos Cursos Técnicos Presenciais nas áreas de Agropecuária, Florestas, Especialização Técnica em Sistemas de Produção de Animais Ruminantes.
O avanço no campo não parou. A Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS realizou 35.049 visitas de janeiro a junho, visando a melhoria de gestão nas propriedades, o aumento de produtividade e a preocupação com o meio ambiente.
Desde 2020 até junho de 2023, foram identificadas 1.567 nascentes preservadas em 2.412 propriedades rurais.
Representatividade - O levantamento de ações do primeiro semestre mostra que a Famasul elaborou 96 publicações em 14 boletins técnicos. A Federação atuou em 239 representações de diversas cadeias produtivas, conselhos municipais de meio ambiente e desenvolvimento rural, acompanhando, orientando e defendendo as pautas de interesse dos produtores rurais.
Famasul Vantagens – O programa que oferece descontos e condições especiais exclusivas em diferentes segmentos do comércio fechou o primeiro semestre com 11.189 associados e 120 empresas cadastradas. Os benefícios são para lojas agropecuárias, veículos, painéis solares, além de saúde, educação, consultorias rurais e outros. As empresas conveniadas estão em cidades dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, e Minas Gerais.
Produtores rurais e empresas de qualquer segmento podem se cadastrar no Famasul Vantagens, basta procurar o Sindicato Rural do município ou acessar famasulvantagens.com.br
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governador Eduardo Riedel acompanha leilão da Rota da Celulose na B3 ao lado de ministro dos Transportes
Leia Mais
Terenos celebra 72 anos de emancipação com festa, rodeios e entrega de obras públicas
Leia Mais
Anastácio comemora 60 anos de emancipação com festa e memória histórica
Leia Mais
Campo Grande oferece 2.585 vagas de emprego nesta quinta-feira; maioria não exige experiência
Municípios