ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Deputada Gleice reúne parlamentares e entidades em Seminário sobre a Saúde da Mulher
Evento contará com a participação virtual da deputada federal Érika Kokay, presença da Coletiva Sempre Vivas e diversas outras instituições que atuam na defesa das mulheres
19/06/2023
09:00
ASSECOM
Seminário que será realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, na próxima segunda-feira (19), dará o pontapé inicial em um ciclo de discussões sobre a saúde das mulheres sul-mato-grossenses. O evento terá início às 13h30 no Plenário Júlio Maia e é aberto ao público. A discussão "Saúde das Mulheres: Especificidades e Diversidade” é organizada pela deputada estadual Gleice Jane (PT) em parceria com a deputada federal Camila Jara (PT), vereadora Luiza Ribeiro (PT) e a Coletiva Sempre Vivas.
Com participação virtual da deputada federal Érika Kokay (PT-DF), o seminário será espaço para representantes de entidades públicas e organizações que ajudarão a traçar um panorama das principais dificuldades enfrentadas no desafio de assegurar políticas públicas para saúde feminina. O debate tem o objetivo de abrir um espaço de diálogo, reflexão e troca de experiências em relação ao tema, por meio da análise e discussão sobre as necessidades específicas de saúde de cada grupo de mulheres, contribuindo para a formação de políticas públicas mais equitativas, inclusivas e efetivas. As discussões irão incluir os seguintes temas:
• A violência sexual e os serviços de atendimento às vítimas;
• Saúde das mulheres: trans, negras, indígenas, com deficiência, jovens, idosas, em privação de liberdade, em situação de rua, profissionais do sexo, do campo, ribeirinhas, trabalhadoras, profissionais de saúde, quilombolas, dentre outras.
"Apesar de a saúde ser um direito fundamental de todas as pessoas, existem muitas deficiências no atendimento prestado a muitos segmentos de mulheres, como por exemplo as indígenas, as trans e as profissionais do sexo. Isso para mencionar somente algumas, mas sabemos que em geral há descaso e dificuldades de atendimento, dificuldade no acesso a exames, procedimentos obstétricos e assistência", explica a deputada estadual Gleice Jane.
"Esse seminário trará um compilado de discussões que temos feito há anos com diversos grupos de mulheres e representa importante passo na nossa luta para acesso à saúde pelos diferentes grupos de mulheres sem distinção de raça, etnia, classe social, orientação sexual, identidade de gênero, deficiência e situação de vulnerabilidade social", defende a parlamentar.
Na avaliação da deputada federal Camila Jara, a saúde é um dos principais desafios na luta pela efetivação dos direitos das mulheres. “É fundamental que façamos esse debate, que possamos olhar para as necessidades específicas de cada grupo e que consigamos construir soluções que se tornem de fato ferramentas de inclusão e promoção da cidadania", destaca.
“O seminário será importante oportunidade para que as mulheres de MS conheçam como estão as políticas públicas de saúde para as mulheres, em seus vários aspectos e nos três níveis de governo. Também queremos avaliar a efetividade dessas políticas, reunir propostas e nos mobilizarmos para reivindicar uma vida mais segura e com mais saúde para todas as mulheres. Adorando ter a possibilidade de fazer esse debate com mulheres militantes e liderança tão comprometidas, entre elas, a Deputada Estadual Gleice Jane e a Deputada Federal Camila Jara", afirma a vereadora de Campo Grande, Luiza Ribeiro.
"É importante debater a saúde da mulher para conscientizar a população sobre os diversos problemas e doenças que as afetam , tais como o câncer de mama, o câncer de colo do útero, a violência doméstica, a depressão pós-parto, entre outros. Com isso, é possível reduzir o estigma e o tabu existente sobre esses temas e contribuir para o diagnóstico precoce e o tratamento dessas enfermidades. Discutir a saúde da mulher e suas especificidades é uma forma de promover o respeito aos direitos e a igualdade de gênero, garantindo às mulheres o acesso aos serviços de saúde, à informação e à autonomia para cuidar da própria saúde", completa a militante da Marcha Mundial das Mulheres e representante da Coletiva Sempre Vivas, Camila Pereira Costa.
Além das falas das representantes de segmentos, haverá ainda espaço para perguntas e manifestações do público. Nos próximos meses, novas edições do seminário serão realizadas nos municípios do interior. Após os ciclos de palestras, a deputada fará uma audiência pública na qual deverá ser elaborado documento compilando toda a discussão e servindo de norte para a elaboração de novas políticas públicas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Aliado de Bolsonaro celebra revogação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Leia Mais
Concurso do TJMS mantém inscrições abertas até janeiro para cartórios em todo o Estado
Leia Mais
Concurso da Caixa atrai cerca de 78 mil candidatos para vagas de nível superior
Leia Mais
Bolsonaristas atacam Trump nas redes após revogação de sanções contra Alexandre de Moraes
Municípios