Campo Grande (MS), Terça-feira, 23 de Abril de 2024

POLÍTICA

Governo anuncia últimos três nomes indicados pelo PT para subsecretarias

Filiados ao PT ocupam as subsecretarias de políticas públicas à pessoas com deficiência, indígenas e idosos

24/01/2023

09:40

RENATA VOLPE

©DIVULGAÇÃO

Os três últimos nomes indicados pela bancada do PT em Mato Grosso do Sul para ocupar as subsecretarias, foram anunciados pelo Governo do Estado.

Com isso, os nove indicados pelo partido já foram divulgados. Entretanto, as três últimas nomeações ainda não foram publicadas no Diário Oficial do Estado. Todos eles são filiados ao PT.

Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência - Telma Nantes de Matos assume a Subsecretaria. Ela é pedagoga, especialista em metodologia da educação para as pessoas com deficiência/educação inclusiva. Já exerceu os cargos de diretora do Instituto Sul mato-grossense para cegos Florivaldo Vargas - Ismac. Secretária de Educação e Cultura da Organização Nacional de Cegos do Brasil ONCB.

Foi Conselheira titular do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, representando a Organização Nacional de Cegos do Brasil- ONCB. Conselheira-presidente do Conselho estadual dos direitos das pessoas com deficiência do estado de Mato Grosso do Sul. Destaca-se no ativismo da causa das pessoas com deficiência.

Atuante nos Conselhos de Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência em âmbito municipal, estadual e nacional.

Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas – Zirleide Silva Barbosa assume a pasta. Ela é formada em História pela UCDB (Universidade Católica de Mato Grosso do Sul), tem pós-graduação em Gestão em Políticas Sociais; Gestão em Políticas de Raça e Gênero e História Da Cultura dos Povos Indígena.

Já exerceu as funções de professora de história na rede pública de ensino e em escolas particulares e assessoria na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Subsecretaria de Políticas Públicas para População Indígena – Fernando Souza foi indicado ao cargo. Ele possui graduação em Administração pelo Centro Universitário da Grande Dourados com especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNIGRAN).

É técnico administrativo da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD. Possui Especialização em Gestão de Políticas Sociais e Saúde Indígena, Mestrando em Antropologia. Tem experiência na área de Educação Básica, Saúde Pública com ênfase em práticas administrativa em geral, bem como, Administração e Gestão de Pública.

Foi Conselheiro de Saúde nas esferas Local, Municipal e Nacional, sendo Presidente do Conselho Local de Saúde Indígena no Pólo Base de Saúde Indígena de Dourados e do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial/SESAI/MS, membro do Conselho Municipal de Saúde de Dourados, do Conselho Estadual e Conselho Nacional de Saúde.

Na Saúde Indígena teve efetiva participação na organização e implantação do subsistema de atenção à saúde indígena em Mato Grosso do Sul. Membro atuante do movimento em defesa dos direitos dos povos indígena, especialmente relacionadas à política de saúde indígena com ênfase nos fatores determinantes da saúde e educação escolar indígena de forma específica, diferenciada, intercultural e multilíngue valorizando os saberes tradicionais indígenas em ambas as políticas. É atuante nas instâncias de controle social da saúde pública.

Foi Coordenador Regional da Funai em Dourados e Coordenador Distrital de Saúde Indígena do estado de Mato Grosso do Sul/DSEI/SESAI/MS. Exerceu o cargo de Subsecretário de Políticas Pública para População Indígena na Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic).

Bancada do PT após reunião com Eduardo Riedel. (Foto: Renata Volpe)

Outras nomeações -  A bancada indicou o nome de Washington Willeman de Souza, como diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

Na última segunda-feira (23), foram nomeados pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) mais cinco nomes: Vagner Campos Silva como subsecretário da Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT+; Vania Lucia Baptista Duarte na subsecretária da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial.

Jairo Luiz da Silva ocupa o cargo de subsecretário da Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários; Cristiane Sant’anna De Oliveira como subsecretária da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres e Fernando Henrique Carvalho Miranda, como subsecretário da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude. 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: