Campo Grande (MS), Quinta-feira, 28 de Março de 2024

EVENTOS

16ª Primavera dos Museus começa nesta segunda-feira com foco no Bicentenário da Independência

19/09/2022

11:00

ASSECOM

Com o objetivo de refletir sobre o papel dos museus como espaços de experiências sociais, históricas e artísticas, a Prefeitura de Campo Grande inicia hoje (19), a programação da 16ª Primavera dos Museus. O evento vai até amanhã (20), com palestras e visitas guiadas de alunos da rede municipal de ensino. 

A Primavera de Museus é uma temporada cultural promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece anualmente em todos os museus nacionais. Na Cidade Morena, a instituição escolhida para acolher o projeto foi o Museu José Antônio Pereira, que tem procurado participar de todas as edições. O tema é “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, em alusão ao bicentenário da Independência. 

Neste contexto, será abordado o relevante papel de povos originários, sertanejos e ribeirinhos, de Norte a Sul do Brasil, nas lutas pela independência, assim como as demandas atuais por mais representatividade, respeito, reconhecimento e integração de suas culturas ao contexto nacional. Em âmbito regional, o Museu José Antônio Pereira fará um resgate histórico da extinta Fazenda Bálsamo, dando destaque também para o trabalho de zeladoria que é realizado hoje no local. 

A abertura oficial acontece nesta segunda-feira (19), às 16h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, n.º 559, terceiro andar. Na ocasião, a professora doutora Dilza Pôrto Gonçalves, docente da UFMS, ministrará a palestra “Mato Grosso do Sul e o Portal do Bicentenário da Independência”. 

Já na terça (20), o cronograma inclui mais duas mesas-redondas – agora no Museu José Antônio Pereira –, que contarão com a presença de alunos da Escola Municipal Elizabel Maria Gomes Salles. A primeira delas começa às 9h, com a gestora e educadora Greice Mara Oliveira da Silva Ribeiro; na sequência, o conservador Osias Pereira de Souza conversa com os presentes sobre a preservação de nossos patrimônios. 

Sobre o museu 

O Museu José Antônio Pereira (JAP) é um espaço de memória e preservação que mostra aos visitantes a criatividade dos profissionais da área e seus projetos inovadores, bem como divulga a cultura de um povo que veio do estado de Minas Gerais em busca de um espaço para criar gado, plantar e se expandir. 

Procurando atender e abranger as necessidades do público que lida com o patrimônio cultural da cidade e até mesmo do País, a instituição coloca a seu dispor informações e orientações técnicas, abrindo espaço para discussões e análises, expondo opiniões de profissionais atuantes, prestando serviços de suporte e, se necessário, treinamento através do projeto de zeladoria. 

Para quem quiser conhecer esse importante ponto turístico da Capital, o endereço é: Avenida Guaicurus, s/n.º, no Bairro Jardim Monte Alegre. 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: