PARANAÍBA
Vacinação contra a raiva começa nesta sexta-feira
27/07/2022
10:00
ASSECOM
A fim de antecipar o trabalho preventivo de imunização dos cães e gatos, a Prefeitura de Paranaíba, por intermédio da Vigilância Sanitária, realizará a campanha de vacinação antirrábica dos cães e gatos a partir desta sexta-feira, dia 29 de julho, até o dia 13 de agosto.
De acordo com o Médico Veterinário coordenador da campanha, Gilson Luiz Piva Filho, a imunização será feita apenas em animais a partir dos três meses de idade. “É importante lembrar a população que a imunização dos cães e gatos devem ser iniciadas a partir dos 03 meses de idade e anualmente deve ser aplicada a dose de reforço do imunizante. A meta é imunizar 8.500 cães e 2.500 gatos em Paranaíba”, disse.
Essa zoonose é de extrema importância para saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%. No entanto é uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (geralmente transmitido por cão e gato), pois existem as medidas eficientes de prevenção (vacinação humana e animal).
O município de Paranaíba, desde 2020 em sua área rural, vem apresentando casos notificados e confirmados de raiva em herbívoros (Bovídeos e Equídeos). Isso traz um alerta para a área urbana, uma vez que a variante 3 (AgV3) está presente nos casos confirmados do município e é a principal determinante dos casos de raiva humana e em outros animais atualmente no Brasil.
A raiva é transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, arranhadura e/ou lambedura. As principais espécies envolvidas no Brasil são cães, gatos, morcegos, cachorro-do-mato e saguis, mas todos mamíferos são susceptíveis à raiva.
Confira a programação da campanha:

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
TSE marca julgamento que pode cassar mandato do governador Cláudio Castro
Leia Mais
Câmara realiza audiência pública sobre descarte do lixo em Campo Grande
Leia Mais
Pesquisa Quaest: aprovação de Cláudio Castro sobe a 53% após megaoperação no Rio
Leia Mais
Com segurança pública, direita tenta retomar protagonismo para enfrentar Lula em 2026
Municípios