Campo Grande (MS), Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

MIRANDA 244 ANOS

Município comemora 244 anos com eventos inéditos e muitas melhorias para a cidade

18/07/2022

12:00

DA REDAÇÃO

©FRANCISCO BRITTO

O município de Miranda, que fica distante 210 quilômetros de Campo Grande, completou no último sábado (16), 244 anos de fundação.

Para comemorar o momento histórico com os seus quase 30 mil habitantes, a prefeitura preparou uma extensa agenda de eventos, que começou no dia 02 de julho e segue até o dia 31.

A festa começou com o Arraiá da Assistência Social, realizado no dia 2 de julho, no Parque de Exposições e Eventos 16 de Julho.

Nos dias 5, 6 e 7 de julho aconteceu a avaliação de atletas para o Grêmio São Carlense de São Paulo, no Campo de Futebol Piranhão.

No dia 8, no CRAS Urbano, foram entregues uniformes para idosos do Programa Viva Mais e no Centro de Desenvolvimento Integrado da Criança e do Adolescente (CEDICA), teve a aula inaugural e entrega de uniformes aos alunos do projeto.

Também no CRAS, o prefeito da cidade Fábio Santos Florença e lideranças locais assinaram ordem de serviço para instalação de parque infantil na Casa de Proteção e Garantia do Direito da Criança e do Adolescente.

No dia 11 foi entregue a reforma da Escola Municipal Urbana Maria do Rosário e inaugurada a quadra poliesportiva Waldemir Nicolau Albuquerque (MAZA). Na ocasião o prefeito também assinou ordem de serviço para instalação de um parque infantil na unidade.

No mesmo dia, aconteceu na Aldeia Lalima assinatura de termos de compromisso para reforma da Escola Municipal Indígena Presidente João Figueiredo e a construção da quadra de esportes da Escola Municipal Indígena Extensão Irmãos Souza.

No Assentamento TupãBaê, também no dia 11 de julho, foram entregues 15 quilômetros de cascalhamento das estradas vicinais do local, ação que foi viabilizada por meio de emenda parlamentar. Também houve a assinatura de ordem de serviço para instalação de parque infantil no local.

Prefeito Fábio Florença ©FRANCISCO BRITTONo dia 12, no Assentamento Bandeirantes, Fábio Florença visitou as obras do projeto de piscicultura, viabilizado través de emenda parlamentar, e assinou ordens de serviço para instalação de parque infantil e do serviço de fechamento com alambrado da Escola Municipal Rural Extensão Assentamento Bandeirantes. Foi assinado também termo de compromisso de reforma da escola do assentamento.

A programação do dia 12 seguiu com ações nas aldeias da cidade. O prefeito visitou as Aldeias Argola, Lagoinha, Babaçu, Morrinho e Passarinho, onde assinou termos de compromisso para construção de quadras esportivas, reformas das escolas das aldeias e das Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI). Na Argola, aconteceu ainda a visita à obra de fechamento com alambrado da Escola Municipal Indígena Polo Felipe Antônio e a assinatura de ordem de serviço para reforma da Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI).

A programação de aniversário também incluiu a entrega da recuperação e restauração da pavimentação asfáltica das ruas Tiradentes, Nicola Cândia, 1º de Maio, Paraná, Benjamim Constant, Cândido Ramires, Dos Rebuás, Dos Albuquerque, 16 de Julho, Santa Cruz e Nova. O evento aconteceu no dia 13 de julho,na Rua Nicola Cândia, em frente ao estádio municipal.

No mês de aniversário de Miranda o executivo municipal também lançou ações que fazem parte do Programa Obra Parada Zero.

No dia 13 foi realizada assinatura de autorização para licitação da repactuação das obras de pavimentação das ruas Delmira de Albuquerque, Airton Sena, Nova (Trecho), Rua 12 e Tiradentes (Trecho), e assinatura da autorização de reinício das obras de pavimentação e drenagem dos bairros Shalon, Baiazinha e Jardim Carandá.

Na Escola Municipal Urbana Waldemar João de Souza teve a entrega da reforma da escola e assinatura de ordem de serviço para instalação de parque infantil.

Na Escola Municipal Urbana 15 de Outubro aconteceu a entrega da reforma da unidade e foi feito anúncio da reforma da quadra poliesportiva, além da assinatura de ordem de serviço para instalação de parque infantil.

Também foi entregue a reforma da Escola Municipal Urbana Estanislau Bossay e assinada ordem de serviço para instalação de parque infantil local.

Ainda como parte das comemorações, a Câmara Municipal realizou no dia 13 de julho uma Sessão Solene para outorga de Títulos de Cidadão Mirandense e de Cidadão Benemérito. As honrarias foram entregues a diversas personalidades que contribuíram ao longo dos anos com o desenvolvimento do município.

O Sindicato Rural de Miranda sediou no dia 14 o curso de Marketing Digital promovido pela Fundação de Turismo de MS, pela SEMAGRO e pela Secretaria de Turismo de Miranda.

No mesmo dia, como parte do Programa Obra Parada Zero, aconteceu visita às obras de reforma da Estratégia da Saúde da Família (ESF) Deidâmia Albuquerque, do Bairro Beira Rio, e assinatura de ordens de serviço para reforma das unidades de saúde Coordenação de Vigilância Sanitária e Centro de Zoonoses.

À noite, no Parque de Exposições e Eventos 16 de Julho, teve a Cerimônia de abertura da 20ª Feira Cultural, Indígena e Rural (FECIR), show gospel evangélico com Orvalho De Hermom, show gospel católico com Anjos de Resgate e a abertura do rodeio em touros.

No dia 15 foi a vez do Sindicato Rural de Miranda sediar o Curso de Fotografia profissional com smartphone, também promovido pela Fundação de Turismo, SEMAGRO e Secretaria de Turismo de Miranda.

Na Escola Municipal Urbana Roberto Paulo Almeida teve inauguração da quadra poliesportiva Neuro Acosta Brum (NEURINHO), entrega da reforma da escola e assinatura de ordem de serviço para instalação de parque infantil na unidade e  na Escola Municipal Urbana Maria Henriqueta Rebuá Siufi (CAIC).

No mesmo dia os portões da FECIR foram abertos ao público e teve shows com artistas pratas da casa, show nacional com a dupla Munhoz e Mariano e rodeio em touros.

Sábado, 16 de julho, dia do aniversário de Miranda, a agenda começou com Alvorada com a Imagem de Nossa Senhora do Carmo, que foi acomodada no carro do Corpo de Bombeiros e saiu em carreata pelas ruas do município.  

Às 8h, uma missa em ação de graças foi celebrada pelo bispo diocesano na Igreja Matriz e, em seguida, aconteceu a procissão rumo à FECIR.

No período da manhã teve ainda a largada da 17ª Cavalgada Ecológica, a bênção da cidade pelo Bispo Diocesano e o hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal.

Também no sábado, no Estádio Piranhão, aconteceu o Jogo amistoso de futebol amador da Associação dos Bombeiros Militares de MS.

No Centro de Educação Infantil (CEI) Ediles Moraes de Souza foram realizadas mais ações do Programa Obra Parada Zero, ocasião em que o prefeito Fábio Florença assinou ordens de serviço para o reinício das obras de construção do local, da reforma do Hospital Municipal Renato Albuquerque Filho e do Centro Referencial da Cultura Terena. Aos moradores do Bairro Nova Miranda foram entregues títulos definitivos de posse.

No dia do aniversário o prefeito fez ainda visitas às obras de construção da unidade Estratégia da Saúde da Família (ESF) do Bairro Previsul, da ponte sobre o córrego Vilas Boas, do prédio da Defesa Civil e da Biblioteca do SESI.

Na pista de caminhada José Lourenço da Silva (Zé Paixão), aconteceu a inauguração da arena esportiva do MS Bom de Bola, construída pelo Governo do Estado e administrada pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

Assina da ordem de serviço para retomada da construção da escola na Aldeia Moreira ©FRANCISCO BRITTOÀ tarde, aconteceram na Aldeia Moreira e na Aldeia Cachoeirinha as assinaturas de ordens de serviço para construção de escolas municipais nas duas comunidades. Também teve assinatura de ordem de serviço para reforma da Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) da Aldeia Moreira.

Desfile cívico ©FRANCISCO BRITTONa Praça Agenor Carrilho aconteceu o desfile cívico em comemoração aos 244 anos de Miranda e, no Parque de Exposições, teve rodeio em touros, shows com artistas pratas da casa e em seguida show nacional com a dupla Thaeme e Thiago.

Na Fazenda Santa Inês aconteceu o grande Bailão da Cavalgada Ecológica e o Ginásio de Esportes Guilherme Maidana sediou a abertura da Miranda Cup, Campeonato internacional de futebol de campo de categorias de base e o jogo da Diversidade entre os times Balé de Munique (Miranda) e As Poderosas (Ladário).

Chegada da cavalgada ©FRANCISCO BRITTONo Domingo, 17 de julho, a programação começou com a abertura dos portões da FECIR. Por volta das 11h teve a Chegada da 17ª Cavalgada Ecológica e ao meio-dia, o show de Prêmios Beneficente da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

À noite a festa continuou com show de cantores locais, cerimônia de Encerramento da 20ª FECIR, final do rodeio em touros e show da dupla Rick & Renner.

©FRANCISCO BRITTOE a programação de aniversário segue até o final do mês. Nos dias 23 e 24 de julho, na pista de caminhada José Lourenço da Silva (Zé Paixão), às 8h acontece a 3ª Fase da Copa Sul Mato-grossense de Velocross.

Também no dia 23, na Praça Agenor Carrilho, às 20h30min, está previsto o show de motos.

No dia 30, no Parque de Exposições 16 de Julho terá a concentração dos carros para testagem de som e no dia 3, às 9h está marcado o início do campeonato de som automotivo.

Essa é a primeira festa realizada pela atual administração, sob o comando do prefeito Fábio Florença. De acordo com ele, a comemoração foi muito bem planejada e tudo de acordo com os parâmetros legais.

Prefeito Fábio Florença ©FRANCISCO BRITTO“É um trabalho que a gente faz para a população. A gente respeita o dinheiro público e dá essas condições para alegrar o povo de uma forma bem segura. Sabemos como fazer e conduzir para que todos fiquem felizes e com o menor custo possível. Os Shows foram feitos todos dentro do padrão da legalidade, para o município pagar. Foram três shows nacionais, o primeiro com Munhuz e Mariano, o segundo com Thaeme e Thiago e fechando com chave de ouro, Rick e Renner. Os erros dessa festa vamos consertar na outra e assim vamos tocando”, disse ele.

Fábio destacou ainda a participação dos moradores das cidades vizinhas. “Vieram nossos amigos vizinhos de Bodoquena, Aquidauana, Anastácio, Dois Irmãos, de toda essa nossa região. Vieram prestigiar nossa festa e estamos aqui sempre de portas abertas para receber nossos companheiros”, ressaltou.

Ao todo, segundo o prefeito, mais de 30 mil pessoas prestigiaram a festa somente no final de semana do aniversário.

História da cidade

Miranda é o terceiro município mais antigo do Estado. Foi fundada em 1778, a partir da construção do Presídio Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego, época do Brasil Colônia, no período em que o País ainda era administrado por governadores-gerais. Hoje Nossa Senhora do Carmo é a padroeira do município.

A cidade também se destacou na guerra do Paraguai, pois abrigou uma importante colônia Militar, e chegou a ser totalmente destruída durante o conflito, mas foi reerguida.

Localizada na região do Pantanal Sul-Mato-Grossense e banhada pelas águas do Rio Miranda, hoje a cidade é uma das atrações turísticas do Estado, com destaque para a pesca. Possui 28 mil habitantes e tem a economia baseada na agropecuária, no comércio, na produção de cerâmica, no turismo, na pesca e no ecoturismo.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: