MARATONA
Começa hoje a programação da primeira Maratona de Campo Grande
Provas de corrida de rua serão realizadas no domingo, mas ações começam nesta sexta com atividades culturais, esportivas e comerciais
08/07/2022
12:00
ASSECOM
©ARQUIVO
Finalmente a capital de Mato Grosso do Sul ganhou sua primeira maratona e passa a integrar um circuito esportivo que une atletas do mundo todo. Começa hoje a primeira edição da Maratona de Campo Grande, com organização da H2O Ecoturismo e realização da Adac, que, além das provas de corrida de rua, realizadas no domingo (10), terá extensa programação com atividades culturais, esportivas e também uma feira com produtos esportivos, de saúde e de bem-estar no Shopping Bosque dos Ipês. O percurso inédito de 42km foi aferido pela Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS), e estão confirmados 1.100 corredores nos três percursos, 42 km (maratona), 21 km (meia maratona) e 7 km.
“Estamos há seis meses trabalhando diuturnamente para viabilizar a 1ª edição da Maratona de Campo Grande. Gostaríamos de agradecer todas as instituições e empresas parceiras que não mediram esforços para esse evento acontecer e convidar todos os moradores da cidade para torcer pelos atletas e participar da nossa programação cultural”, comenta Kassilene Cardadeiro, organizadora do evento.
Uma prova como essa atrai corredores do Brasil todo, reunindo histórias como a do consultor financeiro Nilson Lima, 69 anos, que veio de Uberlândia (MG) na busca por chegar à sua maratona de número 300 ainda neste ano. A Maratona de Campo Grande será a 297ª, e a primeira vez que ele, que já correu em países do mundo todo, vem a Mato Grosso do Sul. “Estou feliz por correr pela primeira vez em um estado fantástico como o MS e por estar avançando rumo à minha 300ª maratona na linda cidade de Campo Grande. É muito importante essa iniciativa de uma maratona na cidade, pois, além de incentivar a prática da atividade física, atrai turistas para a região e movimenta vários segmentos do comércio”, opina o atleta.
O corredor José Eduardo Garcia, de São Paulo, concluiu 78 maratonas em 18 países, incluindo as seis majors (principais maratonas do mundo, em Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York). Ele também vem pela primeira vez ao Estado por conta da prova. “Acho fundamental que uma grande capital tenha uma maratona fixa e consolidada no calendário brasileiro, para crescer cada vez mais e virar uma prova-alvo dos grandes maratonistas, pois a cultura de maratonas está crescendo no Brasil a cada ano que passa. Nos Estados Unidos, por exemplo, quem completa pelo menos uma maratona em cada um dos 50 estados entra para um hall de corredores, e isso vira o objetivo de muita gente. Por que não a gente ter isso um dia aqui também? Ter nossos 26 estados com maratonas e poder chegar nesse estágio”, imagina o corredor.
Para a personal trainer Patrícia de Oliveira Alves, de 39 anos, o privilégio será correr sua primeira maratona em casa, algo impensável pouco tempo atrás. “Para mim será uma honra poder fazer a primeira maratona em minha cidade. Me sinto segura correndo em casa e tendo minha família me esperando na chegada. Minha expectativa é fazer uma bela prova, poder curtir cada momento e dar o meu melhor”. O presidente da Associação Desportiva Atletas de Cristo (Adac), responsável pela realização da prova, Celso Ferreira Arantes, destaca o legado que uma prova como essa deixa para a população da cidade. A Adac trabalha em parceria com Funesp e Fundesporte na formação de corredores para participarem de provas nacionais e internacionais, e inscreveu 30 atletas no evento. “Ter uma maratona oficial (42 km 195 m) é um sonho de muitos anos, e agora os corredores podem se organizar e se preparar na certeza de ter uma prova dessa magnitude em Campo Grande”, afirma Arantes.
“É muito gratificante ver que Campo Grande tem sediado grandes eventos de todos os segmentos, e receber uma maratona pela primeira vez é muito importante para a cidade, sobretudo para uma cidade que tem selo de cidade verde, é extremamente arborizada, onde a gente comumente vê as pessoas fazendo atividade física pelas ruas, então é um marco e é uma alegria imensa para o Bosque dos Ipês apoiar e receber um evento como esse”, completa Adriano Passos, superintendente do Shopping Bosque dos Ipês.
Programação do evento
Nesta sexta, haverá entrega de kits para os corredores, das 16h às 22h, com o DJ DS animando o ambiente. Também no Palco Sesc, instalado no estacionamento do Bosque dos Ipês, a Banda V12 se apresenta das 18h às 20h. Às 16h30, haverá um bate-papo sobre “Expectativas, Desafios e Treinamentos para a Maratona de Campo Grande”, com Ingrid Pereira e Lucas Mendes.
Amanhã, a programação começa às 9h, com uma Caminhada Solidária em parceria com os projetos Pernas Solidária e Projeto Sangue Bom, no estacionamento do Bosque dos Ipês. Às 10h, professor Carlão e Tayene N. Espinosa, coordenadores desses dois movimentos, estarão no bate-papo “Projetos Que Transformam”. Às 10h30, outro bate-papo tem o tema “386 Maratonas de História”, com os maratonistas Chris Novaes, Nilson Lima e Zé Eduardo. Às 15h, haverá a “Avaliação Fisiológica de um Corredor Ao Vivo”, com o Dr. Daniel Boullosa. Das 16h às 17h o Circo do Mato fará uma apresentação especial para as crianças, que estarão largando para a Corrida Kids, divididas em baterias de acordo com a idade. Às 17h começa o show da banda On The Road no Palco Sesc. Das 10h às 20h haverá entrega de kits, e das 16h às 22h setlist do DJ DS.
No domingo, data da corrida, aquecem a largada, a partir das 5h, o DJ Marcelo Natureza e o Circo do Mato. A largada da maratona e da meia-maratona será às 6h, e dos 7 km às 6h10. Durante a prova, haverá apresentações em pontos espalhados pelo percurso. No km 3 da Av. Cônsul Assaf Trad, às 6h, estará a Escola de Samba Vila Carvalho. Na esquina da Av. Afonso Pena com a Rua 14 de Julho, das 6h30 às 9h, anima os participantes o DJ Beto Andrade. Ainda na Av. Afonso Pena, mas em frente ao Bioparque Pantanal, às 7h, estará a Banda On The Road. Na rotatória do Parque dos Poderes, na Av. Desembargador José Nunes da Cunha, próximo à Agesul, das 6h30 às 10h30, se apresentam os Filhos de Campo Grande, e próximo à Assembleia Legislativa a Banda V12 e o Circo do Mato. O evento se encerra às 13h, após as premiações gerais e por categoria.
Nos três dias, estará aberto o village, uma feira com produtos esportivos, de saúde e de bem-estar, onde estarão presentes as marcas Neo Esportes, BTG Case, Track Field, Fotop, Actvitta, Joker Socks, Vitamina A+, Sesc-MS, Líquido, Boticário, My Cookies e Fundação de Turismo de MS. “Preparamos um stand aconchegante e com descontos especiais para os inscritos. A expectativa é de um evento lindo, cheio de atletas de todo o Estado, para fomentar o esporte e fazer da nossa capital uma referência na corrida de rua”, comenta Lara Radeke, proprietária da Neo Esporte.
Serviço
A 1ª edição da Maratona de Campo Grande, com largada no Shopping Bosque dos Ipês, será neste fim de semana, de 8 a 10 de julho. A realização é da Adac – Associação Desportiva Atletas de Cristo, e a organização é da Agência H2O Ecoturismo. Apoio: Sesc/Fecomércio-MS, Águas Guariroba, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Fundação de Turismo, Fundesporte, Prefeitura de Campo Grande, Agetran e Funesp. Mais informações pelo Instagram @maratonacampogrande e pelo site: www.maratonadecampogrande.com.br
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
STF mantém restrições e Bolsonaro vê viagem aos EUA negada novamente
Leia Mais
Haddad reitera que não será candidato nas eleições de 2026
Leia Mais
Em MS, 4,8 mil vagas são oferecidas no Sisu
Leia Mais
Após governador de SC dizer que Bolsonaro e Valdemar conversam com frequência, Moraes ordena depoimento
Municípios