Campo Grande (MS), Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

CAARAPÓ

Secretaria Municipal de Educação adota o programa ‘Jovens Empreendedores - Primeiros Passos’ do Sebrae

23/06/2022

12:15

ASSECOM

A palestrante Idete Fátima Boschetti Mendes, à esquerda, detalhou o JEEP para uma plateia composta por professores, diretores escolares e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Caarapó

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Caarapó vai desenvolver na rede municipal de ensino o curso ‘Jovens Empreendedores - Primeiros Passos’ (JEEP), idealizado pelo Sebrae. O Lançamento do projeto, com palestra de sensibilização, ocorreu na noite de quarta-feira (22), no Simted.

No âmbito do projeto, o Sebrae observa que ninguém nasce sabendo analisar oportunidades, planejar metas ou calcular riscos. É possível, contudo, desenvolver o comportamento empreendedor em crianças e adolescentes. A solução educacional Jovens Empreendedores Primeiros Passos foi criada para proporcionar o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo durante os primeiros nove anos da educação básica.

O curso é voltado para estudantes de 6 a 14 anos. Além de desenvolverem o comportamento empreendedor, as crianças e adolescentes aprendem a planejar e organizar uma ação empreendedora, por meio de um plano de negócios.

O Sebrae entende que empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar oportunidades, ter ideias e as transformar em valor para o outro, podendo ser financeiro, cultural ou social. Ao longo dos anos, o órgão desenvolveu metodologias e ferramentas pedagógicas adequadas à promoção da competência empreendedora, de forma multidisciplinar, em todos os níveis de ensino, integrando conteúdo à prática. Com o Programa Educação Empreendedora já alcançou mais de 5 milhões de crianças e jovens.

No Ensino Fundamental, o Programa incentiva a busca pelo autoconhecimento e por novas aprendizagens, além do despertar para o espírito de coletividade, atendendo aos preceitos estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O curso abrange alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, estimulando-os estudantes a assumirem riscos calculados e a tomarem decisões em prol da realização de seus sonhos. Os valores éticos sustentáveis, culturais e de cidadania são trabalhados na formação da cultura empreendedora, juntamente com etapas de planejamento para concretizar um objetivo.

O JEPP está estruturado em nove cursos, independentes para cada ano, abordando temas diferentes, contextualizados de acordo com a faixa etária. Os cursos têm, em média, 15 encontros com duas horas de duração cada.

O programa também oferece capacitação para os professores que participam de um aprendizado que os torna conhecedores de todo o conteúdo aplicado. A capacitação é inteiramente on-line, por meio do portal EAD.

O programa Jovens Empreendedores - Primeiros Passos é uma das ações do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS e voltado à promoção do desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. A parceria entre a instituição e a Prefeitura Municipal foi firmada em maio, em cerimônia realizada na sede do Sebrae/MS, em Campo Grande.

Na data, o prefeito de Caarapó, André Nezzi, assinou o contrato para o início das ações do programa e ressaltou que a iniciativa vem como uma ferramenta importante para alavancar o desenvolvimento do município. “O Cidade Empreendedora irá preparar o nosso município para o desenvolvimento. Em parceria com o Sebrae, vamos elaborar ações que melhorem o desempenho do nosso município, então, temos grandes expectativas. Tenho certeza de que juntos vamos promover ações que possam beneficiar o município a longo prazo e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, pontuou o gestor.

O ato de lançamento do JEEP foi prestigiado pelo secretário municipal de Governo e Administração, Elvis Mattos, que representou o prefeito André Nezzi; secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Ieda Maria Marran; palestrante Idete Fátima Boschetti Mendes; coordenadora da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Iracilda Moreira Lomba; consultores Eduardo Raslan e Diego Nunes, do Sebrae; e coordenadora do programa no município, Elizabete Severo da Silva Romeiro.

 

 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: