Campo Grande (MS), Domingo, 04 de Dezembro de 2022

MEIO AMBIENTE

 Santa Rita do Pardo realiza evento para recolher resíduos eletroeletrônicos e pilhas

Ação que acontece no dia 25 de junho, vai reciclar aparelhos e pilhas sem condições de uso

22/06/2022

09:15

ASSECOM

©Ângelo Baima

O município de Santa Rita do Pardo (MS), recebe no dia 25 de junho (sábado), um ponto de coleta especial para descarte de resíduos eletrônicos. A ação é promovida pela Prefeitura Municipal e pela Green Eletron, entidade gestora sem fins lucrativos de logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas no Brasil.

A população poderá descartar eletroeletrônicos de uso doméstico que já não possuem mais utilidade, como computadores, impressoras, telefones, geladeiras, TVs, carregadores, pilhas gastas e outros (acesse a lista completa aqui). Basta levá-los na área de lazer, localizada na rodovia MS 040, sentido Brasilândia, próximo ao corpo de bombeiros, das 17h às 22h.

 

Segundo um relatório da Universidade das Nações Unidas, o Brasil descartou apenas em 2019 mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos. Menos de 3% disso foi reciclado no país. A ação visa sensibilizar a população sobre a importância e a necessidade da destinação correta deste tipo de resíduo.

Reciclagem de REEE - O lixo eletrônico, REEE ou e-lixo, é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os nossos aterros sanitários, os componentes químicos são prejudiciais ao meio ambiente caso descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água. Também representam um grande desperdício, já que, quando reciclados, eles podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias. Como sabemos, insumos são recursos limitados na natureza e o descarte correto permite o seu reaproveitamento e a diminuição das emissões de CO2.

Para dar visibilidade ao assunto e mostrar à população a importância da reciclagem destes materiais, a Green Eletron lançou o movimento ‘Eletrônico Não é Lixo’. No site Eletrônico Não É Lixo é possível ter acesso a informações e dados sobre a geração destes resíduos. No portal do movimento também é possível baixar o e-book que contém um guia completo sobre a reciclagem do lixo eletrônico, como é popularmente chamado.

Serviço

Dia: 25 de junho

Horário: 17h às 22h

Local: Área de lazer, localizada na rodovia MS 040, sentido Brasilândia, próximo ao corpo de bombeiros

Redes sociais: Eletrônico Não é Lixo

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: