Campo Grande (MS), Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

PORTO MURTINHO 110 ANOS

Município comemora 110 anos de emancipação

A cidade é conhecida por ter sido palco da Guerra do Paraguai e a Revolução de 1932

13/06/2022

07:10

IDAICY SOLANO

©DIVULGAÇÃO

Distante 431 quilômetros da Capital, Porto Murtinho comemora seus 110 anos de emancipação política. Com uma população estimada de 17.460 pessoas, a cidade é conhecida por ter sido palco da Guerra do Paraguai e a Revolução de 1932.

A história do município teve início em 1982 quando o engenheiro Antônio Corrêa da Costa construiu um porto rústico de madeira na Fazenda Três Barras para exportar erva mate às margens do Rio Paraguai. O local atraia a atenção de comerciantes e empresários da região, por ser considerado estratégico comercialmente.

Outro marco da cidade, é o Festival do Touro Candil, onde os touros Bandido e Encantado disputam quem é o verdadeiro descendente de Candil. A festa nasceu da adaptação de uma lenda paraguaia.

Com a Rota Bioceânica a todo vapor, a cidade deve ganhar dois novos portos no município com investimentos que superam R$ 400 milhões. O projeto mais adiantado é da Docas Fluvial de Murtinho, que já está autorizado na Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). O outro que está sendo viabilizado é o de Porto Saladero.

Uma das principais obras da rota bioceânica é a construção da ponte sobre o Rio Paraguai, que vai ligar as cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta. O início das obras foi lançada no dia 13 de dezembro. A estrutura tem previsão de ficar pronta em 3 anos.

A ponte será construída no km 1.000 da Hidrovia do Paraguai, por um consórcio binacional, e custeada pela margem paraguaia da Itaipu Binacional, com investimento de 102,6 milhões de dólares (aproximadamente R$ 575,5 milhões). A travessia terá extensão total de 1.294 metros (incluindo os viadutos de acesso) e largura de 20,10 metros. A parte estaiada centrada no leito terá 625,37 metros, com vão central de 350 metros.

As festividades para comemorar os 110 anos do município começaram dia 4 de junho, com shows, rodeios e desfile. Hoje (13) a comemoração começa às 7h com com culto ecumênico, no Paço Municipal e desfile cívico-militar às 8h, na Rua Pedro Celestino. A festividade se encerra com o rodeio e o show da dupla sertaneja João Lucas e Valter Filho, às 20h. 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: