Na Palavra Livre, moradores pedem melhorias e acesso a serviços públicos no Chácara dos Poderes
15/03/2022
15:00
MILENA CRESTANI
©DIVULGAÇÃO
Melhorias de infraestrutura e acesso a serviços básicos para garantir qualidade de vida foram os apelos trazidos à tribuna da Câmara Municipal de Campo Grande pelo arquiteto e urbanista Rubens Moraes da Costa Marques, presidente da Associação de Moradores da Chácara dos Poderes. Ele também alertou sobre a necessidade de recuperação no Córrego Pedregulho, durante a Palavra Livre na sessão ordinária desta terça-feira (15).
“Somos desprovidos de todo serviço público do que é prestado, não temos a presença do Estado, apesar de proporcionalmente pagarmos o IPTU mais caro”, afirmou Rubens Marques. Ele citou que não há escolas e o ônibus não tem acesso a todos os moradores devido a precariedade das estradas. Não há unidades de saúde, nem agentes de saúde. Também não há no bairro áreas públicas destinadas a lazer, praças ou feiras de bairro. Ele lembrou que no loteamento constam sete áreas, que hoje estão ocupadas e degradadas.
As péssimas condições das estradas também prejudicam muito os moradores, pois o transporte coletivo não acessa todas as áreas, fazendo com que muitos tenham de andar quilômetros até a rodovia. Até mesmo a coleta de lixo não chega a todos os imóveis. “Nossas estradas estão intransitáveis com locais onde patrola nunca passou”, disse o presidente, lembrando que não há ruas pavimentadas no bairro.
O arquiteto e urbanista também fez na Tribuna o alerta sobre a morte do Córrego Pedregulho, “potencializada pela ação irresponsável de serviço de manutenção de estradas”. Lembrou que a prefeitura já foi condenada em ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) para recuperar o córrego devido ao assoreamento. A decisão é de 2020. “A comunidade pede apoio da Casa de Leis para melhoria da qualidade de vida e ambiental no Chácara dos Poderes”, afirmou. São 1,5 mil moradores no local.
Vários vereadores já se reuniram com moradores e visitaram o bairro. No espaço dedicado ao aparte, durante a sessão desta terça-feira, eles garantiram apoio para cobrar as providências do Executivo, além de buscar investimentos com a bancada federal. Reuniões foram feitas com os secretários municipais de Infraestrutura, Rudi Fiorese, e de Meio Ambiente, Luis Eduardo Costa, que asseguraram aos moradores algumas intervenções no Chácara dos Poderes. Os problemas arrastam-se há 20 anos.
O vereador Tabosa, autor do convite para que o presidente da Associação falasse na Palavra Livre, salientou que os vereadores vão “acompanhar passo a passo as manutenções e obras que a Secretaria apresentou na reunião”, além das ações da pasta de Meio Ambiente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governador Eduardo Riedel lamenta morte do Papa Francisco e destaca seu legado de fé e inclusão
Leia Mais
Nelsinho Trad lamenta morte do Papa Francisco e relembra construção da Praça do Papa em Campo Grande
Leia Mais
Camapuã entra no radar para extração de gás natural com estudo sísmico na Bacia do Paraná
Leia Mais
NOTA DE PESAR - Papa Francisco
Municípios