Campo Grande (MS), Sábado, 27 de Abril de 2024

Sebrae promove encontro estadual de prefeitos e secretários de municípios Cidade Empreendedora

Selvíria esteve presente no encontro, realizado pela instituição em MS e MT, evento foi em Bonito, trouxe palestras e proporcionou a troca de experiências

06/10/2021

15:35

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Na última segunda-feira (4), o Sebrae nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso promoveu o Encontro Estadual de Prefeitos e Secretários de Desenvolvimento que atuam nos municípios que integram o programa Cidade Empreendedora nas duas Unidades da Federação. Realizado em Bonito (MS), o evento teve como tema central “Conectar para transformar” e contou com uma ampla programação voltada para trabalhar a liderança dos gestores públicos, promover boas práticas e apresentar iniciativas inovadoras capazes de impulsionar o crescimento das cidades e melhorar a qualidade de vida da população. O vice-prefeito de Selvíria, Jaime Soares Ferreira – representando o prefeito José Fernando Barbosa dos Santos –, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilberto Lima, participaram do encontro.

Por meio de videoconferência a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou do evento e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo programa Cidade Empreendedora e do conteúdo apresentado durante o encontro. “Falar sobre gestão e aplicá-la é algo que faz a diferença, além disso, o Cidade Empreendedora permite que os prefeitos tenham os municípios na mão. Estamos passando por um momento difícil, de inflação e crise energética, e há uma série de desafios que precisam ser enfrentadas pelos gestores municipais, e com conhecimento e gestão é possível fazer a diferença”, comentou a ministra.

Com a duração de 15 meses, o Cidade Empreendedora é executado em 22 municípios de Mato Grosso do Sul e em 28 de Mato Grosso. Por meio do programa, são realizadas várias iniciativas que ajudam a transformar a economia e alavancar o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Feito em parceria com as lideranças e com a população, o Plano de Desenvolvimento Econômico é uma das entregas do Cidade Empreendedora e elenca as ações prioritárias para promover melhorias em cada município.

Nesse contexto, os prefeitos e secretários de Desenvolvimento Econômico desempenham um papel importante para que essas iniciativas sejam executadas junto com a comunidade e auxiliem no crescimento da cidade. De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o encontro vem para trabalhar a importância da liderança pública no processo de desenvolvimento do município e do Estado como um todo.

Evento promoveu 11 palestras para capacitar a liderança e promover boas práticas na gestão pública “O principal objetivo é promover a formação de lideranças. Sabemos que o desenvolvimento tem que ser sustentável – equilibrado em termos de gestão e de atendimento à sociedade, mas, principalmente, em informação. Os nossos prefeitos são os grandes líderes desse processo para que implantem as mudanças na base municipal e atendam as pessoas e os pequenos negócios, que têm um papel muito importante para os municípios. Em todos eles mais de 80% das atividades estão baseadas nas pequenas empresas, então é importante melhorar o ambiente de negócios, aderir a lei da liberdade econômica, compreender a capacidade de transformação e geração de emprego dessas pequenas empresas, para isso, nós precisamos de líderes focados, com conhecimento e replicando boas práticas. A ideia é desenvolver o Centro-Oeste de maneira conjunta, equilibrada e sustentável”, pontuou Jaime.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o encontro também tem um papel importante para a promoção de boas práticas e networking. “Pensamos no evento com a proposta de oferecer aos prefeitos e secretários de MS e MT a oportunidade de conversarem entre si e trocarem experiências. Assim eles podem conhecer novas estratégias para aplicarem nos municípios, criarem uma rede de pessoas que possam pensar o desenvolvimento por meio da inclusão produtiva, da inclusão do pequeno negócio, tornando o ambiente favorável para que ele possa exercer as suas atividades e promover o desenvolvimento”, ressaltou Mendonça.

Estiveram presentes no evento o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Derly Cunha Fialho; a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França; e o conselheiro do CDE do Sebrae/MS e presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.

Palestras e painéis

Durante todo o dia, o Encontro Estadual de Prefeitos e Secretários de Desenvolvimento promoveu dois painéis e onze palestras.  No período da manhã, o cronograma foi aberto por um painel que teve como tema central “Desenvolvimento sustentável, nova economia e suas perspectivas”. Entre os palestrantes esteve Jaime Verruck que expôs a agenda de desenvolvimento para o Estado de Mato Grosso do Sul.

Além dele, também participou do painel, Eduardo Riedel com a abordagem do tema “Gestão pública para resultados e eficiência de recursos”; e o procurador-geral adjunto de justiça institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPE/MS), Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, com uma palestra sobre o papel do MPE para o desenvolvimento dos municípios.

Também durante a manhã, foi realizado o segundo painel “Sonho compartilhado e a visão de futuro de um território” com a presença do empreendedor, case de sucesso, Geraldo Rufino, e do empresário Augusto Barbosa Mariano, presidente do Instituto de Desenvolvimento de Bonito.

Já no período da tarde, secretários e prefeitos se dividiram para participar de programações distintas que aconteceram de forma simultânea. Para os líderes do executivo, foram realizadas cinco palestras que abordaram temas como a transformação digital do desenvolvimento, a importância no Plano Plurianual para lidar com desafios, e de que maneira as equipes que atuam na administração pública podem ajudar a impulsionar o desenvolvimento.

Os secretários participaram de quatro palestras voltadas para as áreas de sustentabilidade e inovação; que falaram também a respeito do papel da função que desempenham, além da apresentação de boas práticas. Uma delas foi ministrada pelo conselheiro do CDE do Sebrae/MS e secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, que apresentou formas de utilizar as potencialidades do município para promover o desenvolvimento.

Por fim, no final da tarde, os secretários e prefeitos se uniram novamente e participaram de duas palestras – uma apresentou estratégias para que os municípios consigam atrair novos investimentos e a outra teve a proposta de expor aos participantes boas práticas para impulsionar o ciclo virtuoso da economia por meio das compras públicas. No período da noite, o grupo participou de um momento de networking e troca de experiências.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

(*) Com informações ASN – Agência Sebrae de Notícias.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: