Assistência Social do Município promove Caminhada alusiva ao ’06 de Outubro’
06/10/2021
15:27
©DIVULGAÇÃO
Caminhada realizada nesta manhã, pela Secretaria de Assistência Social, por meio da Prefeitura Municipal, na Av. João Selvírio de Souza, Alusiva ao ‘06 de Outubro’ (Dia Estadual de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes). Após um café da manhã, o percurso teve início na frente da Secretaria, sentido ao Paço Municipal, onde os participantes se reuniram para alguns registros.
A Caminhada Alusiva tem o propósito de promover sensibilização, mobilização, envolvimento da população, além do fortalecimento das ações do Comitê de Enfretamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes de MS (COMCEX/MS).
Participaram da Caminhada, a secretária de Assistência Social, Tatiane Araujo dos Santos, e equipes do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar de Selvíria.
Sobre a Caminhada secretária Tatiane, destacou: “Ações como a Caminhada de hoje, visam sensibilizar e mobilizar a população para o enfrentamento e combate dos vários tipos de violência cometidos contra crianças e adolescentes. Precisamos protegê-los, são prioridades absolutas. E em casos de abusos, não podemos nos calar, é preciso denunciar”, e agradeceu “Agradecemos a todos que ajudaram nesta realização, e que vieram participar da Caminhada deste dia 06 de Outubro”, disse.
Denúncia
A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que em casos de denúncia há vários canais que podem ser utilizados. Pelo telefone no 0800-647-1323 ou o Disque 100, serviço de atendimento telefônico gratuito, sigiloso e que funciona 24h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. As denúncias também podem ser feitas na Delegacia Especializada de Proteção a Criança e ao Adolescente (DEPCA) e os Conselhos Tutelares. As denúncias podem ser anônimas, e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado pelo demandante.
Pioneiro
Mato Grosso do Sul é pioneiro em articular políticas públicas para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, em 1995 construiu o Plano Estadual de Ações Integradas para o Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, enquanto que o Brasil teve seu Plano Nacional construído cinco anos depois.
O Estado foi o primeiro a constituir o Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes (Comcex/MS) para fomentar e monitorar o Plano Estadual, sendo o primeiro Estado à instituir o “Dia Estadual de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Informações: https://www.sedhast.ms.gov.br/
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Triunfo nas eleições internas: TSE unificado preenche vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Leia Mais
Alems inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro
Municípios