Política / Educação
Zé Teixeira destaca avanço de projeto para vigilantes e cobra apoio federal para reforma de escola em Ivinhema
Deputado teve proposta aprovada em segunda votação na ALEMS e voltou a pressionar por recursos para recuperar unidade rural interditada.
22/04/2026
12:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou nesta quarta-feira (22), em segunda discussão, o projeto de lei de autoria do deputado estadual Zé Teixeira (PL) que cria proteção para vigilantes patrimoniais contra práticas de constrangimento, intimidação, ofensas e ameaças no exercício da profissão. Com a nova aprovação, a proposta segue agora para a fase de redação final.
O texto foi apresentado como resposta a uma demanda antiga da categoria, especialmente de profissionais que atuam em shoppings, condomínios e centros comerciais. A matéria prevê sanções e multas para quem tentar impedir, intimidar ou humilhar o vigilante durante o cumprimento da função. Segundo a própria Assembleia, o projeto passou por ajustes técnicos após diálogo com os trabalhadores e com a Consultoria Legislativa do Estado (Conleg).
Além da pauta ligada à segurança privada, Zé Teixeira voltou a pressionar por solução para a situação da Escola Municipal Rural Benedita Figueiró de Oliveira, em Ivinhema. A unidade, também conhecida como Escola Agrícola, enfrenta problemas estruturais e já havia sido alvo de indicação apresentada em outubro de 2025, quando foi alertado o risco de fechamento das atividades.
Com a precariedade do prédio, parte das atividades acabou sendo transferida para um espaço improvisado. Documentos oficiais do município publicados em janeiro de 2026 registraram a paralisação de atividades na unidade no período matutino, enquanto a própria estrutura escolar continua listada pela rede municipal de ensino em Gleba Ubiratã, Vila Cristina.
Diante desse cenário, o deputado reforçou o pedido de empenho da bancada federal de Mato Grosso do Sul para viabilizar recursos da União destinados à reforma imediata da escola. A solicitação, segundo o material divulgado pelo parlamentar, busca retirar os alunos do atendimento improvisado e devolver à comunidade escolar um espaço adequado para o aprendizado.
Na prática, a movimentação de Zé Teixeira concentrou duas frentes no mesmo dia: de um lado, o avanço legislativo de uma proposta voltada à proteção de trabalhadores da segurança privada; de outro, a cobrança por investimentos urgentes na área educacional de Ivinhema, onde a situação da escola rural segue sem solução definitiva.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Inscrições para estágio no Judiciário de MS terminam neste domingo
Leia Mais
Frente fria deve trazer chuva e instabilidade para Mato Grosso do Sul na segunda-feira
Leia Mais
PL posterga definição entre Pollon e Contar para disputa ao Senado em MS
Leia Mais
Pedro Gomes abre concurso com 13 vagas e salários de até R$ 4,8 mil
Municípios