Política / Eleições 2026
PL posterga definição entre Pollon e Contar para disputa ao Senado em MS
Partido esperava anunciar o segundo nome nesta semana, mas atraso em pesquisa adiou decisão por mais 15 dias
06/06/2026
16:00
INVESTIGA MS
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O Partido Liberal (PL) adiou novamente a definição do segundo nome que deverá disputar uma vaga ao Senado por Mato Grosso do Sul nas eleições de outubro. O anúncio era esperado para o início desta semana, mas foi prorrogado por cerca de 15 dias.
Segundo o presidente estadual da legenda, Reinaldo Azambuja, o adiamento ocorreu por causa de atraso na consolidação dos dados de uma das pesquisas contratadas pelo partido. Os levantamentos servirão de base para a escolha entre o ex-deputado estadual Capitão Contar (PL) e o deputado federal Marcos Pollon (PL).
Reinaldo já está garantido como um dos pré-candidatos do partido ao Senado. A composição foi articulada após ele assumir o comando estadual do PL. Em abril, durante agenda em Campo Grande, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, afirmou que apenas o nome de Reinaldo estava confirmado e que a segunda vaga seria definida com base em pesquisas.
Nos bastidores, a indefinição mantém o clima de incerteza entre lideranças e pré-candidatos. Pelo critério das pesquisas, Capitão Contar aparece como favorito para ficar com a vaga. No entanto, Michelle Bolsonaro segue defendendo o nome de Marcos Pollon, o que também teria contribuído para prolongar a decisão.
A escolha é tratada com cautela pela cúpula do partido por causa dos possíveis reflexos na campanha majoritária em Mato Grosso do Sul. Há preocupação de que o grupo preterido reaja mal à decisão e acabe se afastando da articulação eleitoral do PL.
Capitão Contar tem evitado declarações públicas mais duras e aposta nos levantamentos internos, que o colocariam em posição mais competitiva que Pollon. Uma fonte próxima ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que a direção nacional costuma cumprir acordos firmados e que o espaço para Reinaldo Azambuja e Contar teria sido tratado anteriormente.
Do outro lado, aliados de Michelle Bolsonaro sustentam a tese de que Pollon ainda pode ser escolhido. Esse grupo afirma que o deputado federal já teria recebido sinalização positiva de Flávio Bolsonaro, embora a definição oficial ainda dependa da análise da direção nacional.
A demora na escolha expõe a divisão interna do PL em Mato Grosso do Sul. O partido tenta equilibrar interesses de diferentes grupos ligados ao bolsonarismo e, ao mesmo tempo, preservar a construção da chapa ao Senado.
A definição também pode ter impacto sobre a campanha do governador Eduardo Riedel e de Reinaldo Azambuja, já que a formação da chapa envolve articulações mais amplas no campo da direita e centro-direita no Estado.
Por enquanto, a única confirmação dentro do PL é que Reinaldo Azambuja será um dos nomes da sigla na disputa. A segunda vaga segue indefinida entre Capitão Contar e Marcos Pollon.
Com o novo adiamento, a expectativa é de que o anúncio ocorra somente após a conclusão e análise das pesquisas pela direção nacional do partido.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Brasil chama embaixador na Argentina após ataques de Milei a Lula e Moraes
Leia Mais
Lula virá a Mato Grosso do Sul para reforçar campanha de Fábio Trad, diz ministro
Leia Mais
PT oficializa Tiago Botelho para deputado estadual em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
PT homologa candidatura de Sandra Maria à Alems com foco na agricultura familiar
Municípios